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    Após leilões fracassados, Ministério diz que seis grupos têm interesse em “Rodovia da Morte”

    Essa será a quarta tentativa do governo de conceder o ativo; riscos do projeto afastaram investidores, e certames fracassaram

    Danilo Moliternoda CNN

    Seis grupos sinalizaram ao Ministério dos Transportes que estudam participar do leilão da BR-381, a chamada “Rodovia da Morte”. Número 2 da pasta, George Santoro confirmou a informação à CNN, sem especificar quais seria estas empresas.

    Na fase preliminar deste tipo de certame, é natural que um número elevado de empresas estudem os projetos oferecido. A tendência, especialmente em projetos desafiadores como o da BR-381, é de que um número menor de players (ou mesmo nenhum) siga em frente no leilão.

    Essa será a quarta tentativa do governo de conceder o ativo, sendo a terceira desde 2022. Para o mercado, o ativo contém muitos riscos, e o resultado disso foram fracassos subsequentes, com leilões desertos e desistências de possíveis interessados.

    Em fevereiro de 2022, o governo de Jair Bolsonaro suspendeu o leilão dias antes da data marcada ao perceber que não haveria interessados. Já em novembro do ano passado, a gestão atual chegou a realizar o evento, mas o leilão foi deserto, sem propostas.

    A fim de tornar o ativo mais atrativo, o Ministério alterou o projeto da BR-381. A principal mudança foi a exclusão da ampliação de capacidade e melhorias entre os kms 427 e 458,4 da rodovia, que serão executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

    Este trecho de 31 km vai da capital mineira, Belo Horizonte, a Caeté (MG) e é considerado o mais “difícil” do empreendimento. A pasta avalia que endereçou riscos de engenharia e demanda, além da questão social de remoção de famílias da região onde haverá obras, que será realizada pelo Dnit, não pela empresa parceira.

    “Vamos leiloar um ativo melhorado, em que o governo assumiu parte dos riscos. Estamos apresentando um projeto mais rentável ao mercado e que vai melhorar a vida das pessoas naquela região”, disse.

    Do total de R$9 bilhões previstos para o trecho de 304 quilômetros da rodovia, R$5,5 bilhões serão destinados para investimentos, como novas obras, e R$3,7 bilhões para serviços operacionais. Veja as principais melhorias:

    • 134,27 quilômetros de duplicações entre obras remanescentes e novos trechos;
    • 83 quilômetros de faixas adicionais,
    • 9,7 quilômetros de marginais,
    • 20 passarelas
    • 15 passagens de fauna

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