Americanas diz que site fora do ar pode atrasar entrega de produtos
Empresa suspendeu parte dos seus servidores ligados ao e-commerce após identificar "acesso não autorizado"
A Americanas afirmou nesta terça-feira (22), em redes sociais, que a instabilidade no site da empresa pode gerar atrasos na entrega de pedidos que já foram realizados. A informação foi dada enquanto os sites dela, do Shoptime e do Submarino seguem fora do ar.
Em resposta à publicação de um consumidor no Twitter, a Americanas disse que “todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderá haver atrasos”.
Ao tentar acessar os três endereços, a mesma mensagem aparece: “a companhia informa que, por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce e atua com recursos técnicos e especialistas para normalizar com segurança o mais rápido possível”.
O CNN Brasil Business entrou em contato com a Americanas S.A. para falar sobre possíveis efeitos nos prazos de entrega, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Os sites da Americanas e do Submarino saíram do ar no domingo (20), enquanto o do Shoptime ficou indisponível a partir da segunda-feira (21).
Os dois ambientes de e-commerce chegaram a ficar indisponíveis por algumas horas no sábado (19), quando a Americanas S.A. – controladora das três companhias – suspendeu parte dos servidores de e-commerce “assim que identificou risco de acesso não autorizado”.
Segundo a empresa, eles foram restabelecidos na tarde de sábado, mas voltaram a sair do ar na madrugada do último domingo. Em nota enviada à CNN, a Americanas S.A. informou que “acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”.
“A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos”, diz o comunicado.
A empresa informou que as lojas físicas da Americanas não tiveram interrupção de atividade, e seguem com operações normais.
Na segunda-feira, o grupo sofreu um baque em suas ações, fechando com baixa de 6,6%. Os canais digitais representam 60% das vendas do negócio.
Ainda na segunda-feira, o Procon-SP notificou a empresa, que precisará fornecer informações sobre o caso até esta terça-feira. Entre elas, será necessário informar quando o problema foi constatado, a previsão de regularização, as providências e procedimentos de protocolos de segurança que foram implementados e as medidas para mitigar possíveis danos devido ao ataque.
A empresa precisará informar, ainda, os tipos de transações e operações que foram ou ainda estão comprometidas, os impactados para os consumidores, se o ataque afetou o banco de dados e quais informações podem ter sido afetadas. Em nota enviada à CNN, a Americanas afirmou que responderá aos questionamentos.