Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    American Airlines triplica salários após falha deixar milhares de voos sem pilotos

    Número de voos sem um ou ambos os pilotos necessários rapidamente ultrapassou a marca de 12 mil

    Do CNN Business

    A American Airlines concordou em pagar a seus pilotos o triplo de sua taxa normal depois que uma falha no agendamento deixou milhares de voos com falta de funcionários.

    O problema no programa de agendamento ocorreu no início da manhã de sábado e permitiu que os pilotos deixassem de comandar voos previstos pela companhia aérea para serem feitos por eles.

    O número de voos sem um ou ambos os pilotos necessários rapidamente ultrapassou a marca de 12 mil, de acordo com a Allied Pilots Association (APA), o sindicato de pilotos da American, que emprega cerca de 13 mil membros da APA.

    Embora o pagamento triplo seja um ganho único para os pilotos da American, a companhia aérea também concordou em pagar o dobro do tempo permanente para os pilotos que voam nos dias de pico, que geralmente caem durante os períodos de viagem de férias.

    “Estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com a APA e apreciamos sua parceria em chegar a uma resolução rápida para cuidar de nossos pilotos, nossa equipe e nossos clientes”, disse a companhia aérea em comunicado.

    O problema surge no momento em que a American e outras companhias americanas lutam para lidar com um aumento nos cancelamentos de voos devido à falta de pessoal.

    Até agora, todo o setor aéreo teve que cancelar milhares de voos nos EUA devido à falta de tripulantes. Muitas vezes, esses cancelamentos aumentaram nos fins de semana de feriados, incluindo o Memorial Day, o fim de semana do Dia dos pais, Juneteenth e o feriado do Dia da Independência.

    Houve também uma onda de cancelamentos durante o período de férias de Natal e Ano Novo no ano passado.

    A falha no computador causou seu próprio conjunto de problemas para a maior companhia aérea dos Estados Unidos. O serviço de rastreamento FlightAware mostrou que quase 200 voos americanos, ou cerca de 6% de sua programação, foram cancelados na última quarta-feira (6), e mais de 800 voos, ou cerca de 26% dos programados, foram atrasados.

    O porta-voz americano Matt Miller disse que não sabia a causa dos voos cancelados e atrasados ​​na quarta-feira ou quantos foram causados ​​pela confusão de agendamento. Mas Dennis Tajer, um piloto americano e porta-voz do sindicato, disse que está claro que os problemas se originaram principalmente da falha de agendamento.

    Tajer acrescentou que as negociações entre o novo CEO da American, Robert Isom, e a liderança do sindicato dos pilotos fizeram as coisas voltarem ao normal rapidamente.

    “Você já tinha um sistema sob pressão sem pilotos suficientes”, disse Tajer. “Esta falha de TI teria causado problemas para o mês de julho se nada tivesse sido feito. Estamos otimistas de que o Sr. Isom verá o valor de trabalhar conosco.”

    Ed Sicher, presidente da APA, disse em uma mensagem aos membros que espera que este acordo possa ser um trampolim para chegar a um novo acordo trabalhista para os pilotos da American.

    O sindicato e a companhia aérea negociavam um novo contrato desde 2019, mas os esforços para chegar a um acordo de longo prazo foram prejudicados pela pandemia. Os pilotos continuam trabalhando sob os termos de um contrato de 2015 que deveria ser renegociado em 2020.

    Tópicos