Alto escalão da Disney tenta acalmar os ânimos da equipe depois de boatos de venda de ativos da empresa
Bob Iger havia dito que negócios lineares da companhia “podem não ser essenciais” para a gigante do entretenimento
Bob Iger, presidente-executivo da Disney, está tentando tranquilizar ânimos da Disney General Entertainment Content, a divisão do Magic Kingdom, após dizer que os negócios lineares da gigante do entretenimento podem não ser essenciais para a companhia.
Em uma reunião fora do local na terça-feira, o presidente-executivo da Disney falou com líderes seniores dos negócios de televisão da empresa, apurou a CNN.
A reunião aconteceu apenas alguns dias depois que Iger fez comentários decididamente sinceros a David Faber, da CNBC, nos quais disse que os negócios lineares da Disney “podem não ser essenciais” para a gigante do entretenimento – um comentário que imediatamente chocou a indústria.
A admissão na Faber naturalmente disparou o alarme dentro da Disney General Entertainment Content, a divisão do Magic Kingdom que abriga seus negócios lineares e opera redes de transmissão e cabo por excelência, como ABC, Disney Channel, National Geographic e FX.
Os funcionários da divisão considerável (existem milhares de funcionários que trabalham para a DGEC) têm experimentado “alta ansiedade”, fontes disseram, acrescentando que Iger efetivamente deixou a equipe “no escuro” por não se comunicar diretamente com eles desde a entrevista.
Não houve memorandos em toda a empresa. Sem prefeituras. Nada além de silêncio desde que Iger sacudiu a organização com a notícia.
Na terça-feira, o presidente-executivo procurou conter parte desse desconforto ao responder a perguntas enviadas por líderes seniores da companhia reunidos fora do local.
Ele disse ao pessoal reunido que o conteúdo criado pelas equipes de produção de televisão da empresa é “incrivelmente valioso para o nosso negócio”, de acordo com uma pessoa que tem conhecimento de suas observações.
E Iger falou sobre a importância da ABC News: “Sou ridiculamente apaixonado por notícias”, disse, de acordo com a pessoa familiarizada com seus comentários.
“É importante para esta empresa. Precisamos descobrir como isso faz a transição para o streaming. E eu acredito que vamos resistir. É muito bom, é muito importante e é muito divertido.”
É improvável que esses comentários acalmem totalmente os nervos abalados daqueles que trabalham nos negócios de televisão da Disney.
Embora Iger não tenha dito explicitamente a Faber que queria vender as estações e redes lineares, ele efetivamente colocou esse setor do negócio no mercado com seus comentários.
Expressar paixão pelas notícias não resolve isso. Ninguém jamais duvidou do amor de Iger pelo negócio de notícias. E não é surpresa que ele acredite que o conteúdo produzido pelas equipes de produção de televisão tenha um valor incrível.
A questão importante é – e sempre foi – se os negócios de televisão linear são cruciais para a Disney, especialmente porque o presidente-executivo posiciona a empresa para o futuro.
Iger já respondeu a isso – e com franqueza. “Eles podem não ser essenciais para a Disney”, disse ele abertamente a Faber.
Como um insider da Disney disse na terça-feira, os comentários de Iger aos líderes seniores foram “a joia usual na coroa – exceto agora que sabemos que ele está vendendo a joia”.
“É ótimo dizer que ele ama a joia. É ótimo dizer que a joia é importante. É ótimo dizer que a joia é divertida”, disse a fonte da Disney. “Mas ele revelou a verdade: ele quer conseguir o preço mais alto possível pela joia porque não pode mais pagar por ela.”