Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alexandre Schwartsman: Criação de empregos nos EUA surpreende e fortalece o dólar

    Para o Especialista CNN em economia, dados sobre o mercado de trabalho norte-americano terão impacto sobre preço de commodities e a inflação

    Murillo Ferrarida CNN Em São Paulo

    O Especialista CNN em economia Alexandre Schwartsman comentou, nesta segunda-feira (7), sobre os dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, divulgados no fim da semana passada.

    “Houve várias surpresas, a primeira em relação ao número de janeiro. Se esperava criação de 150 mil postos de trabalho – em linha com os últimos meses – e vieram 540 mil novos postos”, destacou Schwartsman.

    De acordo com o especialista, os números forçaram uma revisão dos dados passados e descobriu-se que a “fraqueza da economia dos EUA era aparente”. “Na verdade, a economia norte-americana criou 250 mil postos de trabalho a mais em 2021 do que se imaginava.”

    Com essa mudança, especialistas reavaliaram as perspectivas sobre a taxa de juros nos Estados Unidos e agora não falam em 4 ou 5 altas, mas em subidas mais fortes.

    Schwartsman apontou que o resultado desses números é um fortalecimento global do dólar ante a todas as moedas, cujos impactos serão sentidos também no Brasil.

    “E em cima do crescimento maior da economia norte-americana temos a perspectiva de preços mais altos de commodities, cujos impactos se dão também na inflação brasileira, principalmente pelo petróleo”, explicou.

    “O conjunto dessa obra toda mostra que a tarefa do Banco Central (do Brasil) de trazer a inflação para a meta nos próximos dois anos vai ficando mais complicada e as perspectivas de aumento da taxa de juros no Brasil vão ficando ainda maiores.”

    Tópicos