Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    Alckmin aposta em “bom entendimento” com EUA após conversa

    Vice-presidente falou por 50 minutos com secretário de Comércio de Trump

    João Nakamurada CNN , em São Paulo

    Após videoconferência com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, a avaliação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, é de que o diálogo pode levar as partes a um entendimento positivo.

    “O vice-presidente considerou positiva a conversa e acredita que, através do diálogo, será possível chegar a um bom entendimento sobre a política tarifária e outras questões que envolvam a política comercial entre os países”, apontou em nota.

    A conversa teve início às 17h30 e foi concluída às 18h20. Ambas as partes concordaram em manter reuniões bilaterais ao longo dos próximos dias.

    A vice-presidência da República indica que foram destacados os resultados da balança comercial e apresentados os detalhes da política tarifária recíproca durante a conversa.

    A avaliação é de que houve convergência entre brasileiros e norte-americanos quanto aos aspectos positivos da relação bilateral.

    Alckmin ainda teria buscado ressaltar que a intenção do governo é de “fortalecer a complementariedade econômica entre os países e aumentar a reciprocidade, fortalecer nossas empresas e, acima de tudo, contribuir para as boas práticas comerciais entre os dois países”.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve levantar, no começo de abril, uma série de tarifas recíprocas aos parceiros comerciais do país.

    Ao ventilar as medidas, o republicano citou as tarifas que o Brasil aplica sobre o etanol, dentre outras cobranças que avaliou como injustas e prejudiciais aos EUA.

    Nesse meio tempo, países buscam negociar termos com os norte-americanos ou estudar medidas para se proteger de eventuais barreiras comerciais.

    No caso do Brasil, a CNN apurou que o governo cogita baixar as tarifas aplicadas sobre o etanol e também avalia assinar uma medida provisória (MP) criando instrumentos legais de retaliação comercial.

    Tópicos