Aeroporto Santos Dumont será fechado durante G20
Interrupção das operações aéreas atende pedido do prefeito Eduardo Paes, que alega motivos de segurança
O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, será fechado em 18 e 19 de novembro, em razão da Cúpula do G20. A interrupção das operações aéreas comerciais no terminal atendem a um pedido do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (8) pelo Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As operações comerciais programadas para o terminal poderão ser redirecionadas para o Aeroporto do Galeão, de acordo com as diretrizes operacionais das companhias aéreas e a capacidade operacional daquele aeroporto.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a suspensão temporária dos voos foi necessária diante das restrições de mobilidade nas proximidades do Museu de Arte Moderna, onde será realizada a Cúpula do G20, localizado a 550 metros do Aeroporto Santos Dumont.
No fim de outubro, o prefeito Eduardo Paes (PSD), disse que formalizou um pedido ao governo federal para que o Aeroporto Santos Dumont fosse fechado por causa do G20.
“Solicitamos, por motivos de segurança e de circulação na cidade, que o Santos Dumont pudesse ter os voos desses dois dias da cúpula deslocados para o Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim, na zona norte)”, afirmou Paes.