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    A startup Bespoken promete uísques de 30 anos em dias – apenas usando tecnologia

    Enquanto a maioria dos uísques amadurecem em barris de carvalho por pelo menos cinco anos – e alguns por 30 anos ou mais promete fazer o mesmo em alguns dias

    Oliver Effron, do CNN Business

    A startup Bespoken Spirits diz que está usando a ciência para produzir os melhores uísques e de maneira bem mais rápdia. Agora, tem milhões de dólares para provar que pode fazer isso.

    A empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, que usa uma tecnologia própria para produzir rapidamente um uísque totalmente personalizado, anunciou que recebeu US$ 2,6 milhões em financiamento do cientista e fundador da Cypress, de semicondutores, T. J. Rodgers e da lenda do beisebol Derek Jeter.

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    O anúncio ocorre no momento em que a Covid-19 colocou de cabeça para baixo a indústria do álcool. Com bares e restaurantes fechados ou operando com capacidade limitada, alguns analistas preveem uma queda acima de dois dígitos nas vendas globais neste ano. Para completar, uma disputa comercial entre os EUA e a União Europeia também diminuiu as vendas de uísque.

    “A Bespoken Spirits traz uma nova era de oportunidades para a indústria, especialmente porque foi um setor duramente atingido pela Covid-19”, disse Stu Aaron, co-fundador da Bespoken, em um comunicado.

    Enquanto a maioria dos uísques amadurecem em barris de carvalho por pelo menos cinco anos – e alguns por 30 anos ou mais – a Bespoken Spirits, fundada por Aaron e pelo cientista de materiais Martin Janousek, usa a tecnologia para extrair os elementos do barril que realçam o aroma, a cor e o sabor. Detalhe: em questão de dias, de acordo com o site da empresa.

    A empresa diz que a tecnologia também permite que os usuários personalizem diferentes sabores para seus uísques e evitem um fenômeno chamado “angel’s share”, em que o uísque evapora dentro do barril – quanto mais tempo, maior a evaporação. A Bespoken vende essa tecnologia, assim como um portfólio de bebidas personalizadas aos consumidores.

    Os novos investidores de Bespoken têm experiência na indústria de alimentos e bebidas: Jeter é um investidor e embaixador da marca da empresa de produtos alimentícios nutricionais Performance Kitchen, e Rodgers é o proprietário e enólogo da vinícola Clos de La Tech, em Santa Cruz, na Califórnia.

    “A capacidade da empresa de oferecer qualidade e variedade é o que realmente chamou minha atenção e me fez querer investir”, disse Rodgers em um comunicado à imprensa. “Em um curto período de tempo, eles já produziram uma variedade incrível de destilados de primeira linha, de uísques a rum, conhaque e tequila.”

    Os fãs parecem concordar: a Bespoken ganhou oito prêmios no 2020 San Francisco World Spirits Competition, e 10 prêmios no 2020 Judging of Craft Spirits do American Distillery Institute.

    Apesar dos prêmios, será uma tarefa difícil para Bespoken conquistar os puristas do whisky.

    “Não posso culpar as pessoas por quererem trazer algo novo para a vanguarda do mundo das bebidas”, escreveu o crítico de uísque John Dover em uma análise do produto. “Eu fico ressentido com os tomadores de atalhos do mundo, que veem o processo criativo como nada mais do que uma maneira fácil de ganhar dinheiro.”

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês).

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