Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Brasil Money

    93% das mulheres participam das finanças da família, diz Serasa

    Cerca de 33% são as únicas responsáveis financeiras em suas casas, situação mais presente entre as mulheres de baixa renda

    Gisele Fariasda CNN* , São Paulo

    Cerca de 93% das mulheres participam financeiramente em suas famílias, enquanto 33% são as únicas responsáveis pelas contas da casa, indicou uma pesquisa do Serasa, realizada em parceria com a Opinion Box e divulgada com exclusividade à CNN.

    Dentro dos lares brasileiros, 60% das mulheres assumem parte da responsabilidade financeira, enquanto apenas 7% não participam em nada nas contas de casa.

    Em relação aos principais objetivos financeiros das mulheres, destacam-se a compra de um imóvel (36%), o pagamento de dívidas (36%) e a conquista da segurança financeira (35%), informou o Serasa.

    Para atingir as principais metas financeiras, 50% das mulheres planejam conseguir pagar as contas em dia e 38% querem realizar um planejamento familiar.

    Renda e desafios

    A pesquisa mostrou ainda que quanto menor a classe, maior a quantidade de mulheres com a responsabilidade financeira inteiramente para si.

    Apenas 18% das mulheres de alta renda são as únicas responsáveis financeiras em casa. Já entre as de baixa renda, o número aumenta: 43% delas têm as contas familiares exclusivamente em suas mãos.

    Em relação aos principias desafios enfrentados, 47% apresentam dificuldade em conseguir crédito, enquanto 31% têm o endividamento como principal problema.

    Procura por crédito

    No último ano, 8 em cada 10 mulheres buscaram crédito no Brasil, mostrou a pesquisa.

    Os principais motivos são o pagamento de despesas inesperadas (26%), dívidas de cartão de crédito (22%) e a necessidade de limpar o nome (21%).

    Além disso, 85% das mulheres já tiveram algum pedido de empréstimo negado.

    A dificuldade em conseguir o crédito aumenta conforme a faixa etária. Segundo o levantamento, essa dificuldade está presente em 62% das mulheres da geração Z, 48% entre as Millennials, 40% entre a Geração X e 16% entre as Baby Boomers.

    Planejamento financeiro da casa e carreira

    Em relação à organização dos gastos da família, o estudo também mostrou que 64% das mulheres são as principais responsáveis e 54% realizam o planejamento financeiro da casa.

    Além disso, quando questionadas sobre a carreira, 58% das mulheres acreditam ter ou já ter tido estabilidade profissional.

    A informalidade, porém, mostra-se necessária para sustentar as contas da casa: 7 em cada 10 mulheres já realizaram algum trabalho informal para complementar a renda, principalmente em funções de trabalhos de limpeza e como revendedoras.

    O estudo mostrou que cerca de 70% delas acreditam estar conseguindo contribuir mais com as finanças da casa, enquanto 85% veem maior presença feminina nas finanças da família.

    Peso da alta dos preços dos alimentos é ainda maior para baixa renda

    Tópicos