Por que o Ibovespa encerrou esta quarta-feira com variação de 0%
Última vez que o principal índice da B3 encerrou "de lado" foi em 11 de dezembro de 2020
O Ibovespa encerrou nesta quarta-feira (25) de lado, ou seja, com uma variação de 0%, aos 110.579,81 pontos. Na terça-feira (24), o índice encerrou aos 110.580,79 pontos.
Ao longo da sessão de hoje, o mercado digeriu a ata do Fed que trouxe poucas novidades em relação aos próximos passos do ciclo de alta de juros do país e de redução do balanço de compra de títulos pela autarquia.
Leandro Petrokas, diretor de Research e sócio da Quantzed, explicou que esse movimento significa que não houve desequilíbrio de oferta e demanda. “Mas, cabe ressaltar, que o índice reflete uma cesta de ações, portanto, há, naturalmente, ativos que fecharam em alta ou baixa, mesmo com índice estável”.
A carteira do Índice Bovespa é composta por papéis em quantidades revisadas periodicamente de acordo com a regra de formação, e a oscilação do índice reflete as movimentações destes papéis no dia multiplicados pela quantidade de ativos negociados em mercado.
Dessa forma, “hoje, as altas compensaram as baixas na proporção dos papéis”, declara Luiz Adriano Martinez, portfólio manager da Kilima Asset.
Rodrigo Crespi, analista da Guide Investimentos, destacou ainda que esse movimento é considerado raro porque “estamos falando de bilhões [de ações] movimentadas todos os dias”.
A última vez que o Ibovespa encerrou no zero a zero foi em 11 de dezembro de 2020. À época, os investidores repercutiam a fala do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Ele afirmou que a reforma tributária estava pronta, mas não seria votada por conta de briga política.
Veja o histórico do principal índice da B3 entre 11 de dezembro de 2020 e 25 de maio de 2022: