Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Exterior positivo faz bolsa recuperar 120 mil pontos com IPCA em alta; dólar cai

    IPCA-15, considerado a prévia da inflação, subiu 0,89% e atingiu a taxa mais alta para agosto desde 2002

    Leonardo Guimarãesdo CNN Brasil Business* , São Paulo

    O dólar caiu ante o real nesta quarta-feira (25) em sessão marcada pela divulgação do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), que subiu acima do esperado em agosto. No fechamento, a moeda norte-americana cedeu 0,97%, para R$ 5,2110.

    Na B3, o Ibovespa voltou a avançar mesmo após manhã ruim e subir mais de 2% na véspera. O índice subiu 0,31% e recuperou os 120 mil pontos, mais precisamente 120.580 pontos.

    A manhã começou tensa para o mercado com o IPCA-15 subindo 0,89% em agosto, como informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a taxa mais alta para agosto desde 2002. Economistas ouvidos pela Reuters esperavam alta de 0,82% no período.

    “Estes números reforçam a perspectiva que o Banco Central muito provavelmente terá que subir a Selic em 125 pontos base na reunião de setembro”, afirma André Perfeito, economista-chefe da Necton.

    Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) acalmou o mercado dizendo, em evento, que a Casa não vai aprovar medidas que vão contra a responsabilidade fiscal. A declaração se somou ao otimismo global e fez o dólar cair mais de 2%.

    Com o ambiente interno ainda caótico, os negócios brasileiros foram favorecidos pelo cenário externo, com novas máximas em Wall Street empolgando o mercado.

    *Com Reuters

    Tópicos