Com site fora do ar, Americanas lidera quedas entre ações do Ibovespa
Companhia suspendeu as plataformas da Americanas e da Submarino após identificar uma tentativa de acesso não autorizado
As ações ordinárias da Americanas (AMER3) lideravam as quedas do Ibovespa no fim da manhã desta segunda-feira (21), com recuo de 4,12% por volta das 11h30, cotado a R$ 32,33.
O movimento dos ativos refletia o fato de o site da companhia estar fora do ar há mais de 24 horas. O site do Submarino, controlado pela companhia, também estava fora do ar.
A varejista emitiu dois comunicados até o momento. No primeiro, divulgado na madrugada de sábado, a companhia informou que suspendeu preventivamente parte dos servidores assim que identificou uma tentativa de acesso não autorizado, mas que “não há evidência de comprometimento das bases de dados”.
Já o segundo, afirmava que a empresa “voltou a suspender proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste domingo e acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado”.
As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas. Porém, os aplicativos da companhia, testados pelo CNN Brasil Business, chegam a abrir a interface inicial, mas quando é procurado qualquer produto, aparece na tela a informação: nenhum resultado encontrado.