Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibovespa fecha em forte alta, apesar de tensão política

    Bom-humor externo e tensões políticas aplacadas ajudaram índice a ficar no território positivo neste início de semana

    O Ibovespa fechou esta segunda-feira (27) em forte alta, recuperando-se parcialmente do tombo da sexta-feira. A melhora se deu em função de uma perspectiva menos sombria para a economia brasileira e de outros países diante dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.

    O Ibovespa terminou o dia em alta de 3,86%, a 78.238,60 pontos. O volume financeiro da sessão somou R$ 24,1 bilhões.

    Diante de rumores sobre uma possível saída do ministro da Economia, Paulo Guedes, e da insatisfação da equipe econômica com um pacote de incentivo que elevaria gastos públicos anunciado pelo governo, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que Guedes continua com a palavra final sobre os gastos federais.

    “O homem que decide economia no Brasil é um só, chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá as recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro, com o ministro ao lado, ao deixar o Palácio da Alvorada.

    Para o analista Rafael Ribeiro, da Clear Corretora, mesmo com a indicação de que Guedes continua no comando da área econômica, a questão central que mexe com os mercados é como o governo conseguirá direcionar seus projetos no Congresso e como construirá base após já ter perdido um de seus “super-ministros”.

    “A reaproximação do centrão será chave para esse diálogo, sem falar da necessidade de evitar atritos desnecessários com a equipe econômica para restabelecer o elo de confiança com o mercado”, afirmou.

    Ainda no sentido de tranquilizar o cenário político, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Câmara manterá foco em votações de propostas de enfrentamento da crise, acrescentando que o atual momento exige paciência, ao ser questionado sobre um possível impeachment de Bolsonaro.

    Por outro lado, a tensão política ainda pode ser intensificada com as nomeações do atual ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para o comando do Ministério da Justiça e do atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, para a chefia da PF.

    Analistas da Terra Investimentos afirmaram em nota que “as indicações de dois amigos da família de Bolsonaro deverão elevar ainda mais o risco político”.

    Na sexta, após Sergio Moro ter anunciado deixado o Ministério da Justiça, acusando Bolsonaro de tentar interferir indevidamente na Polícia Federal, o Ibovespa desabou 5,45%.

    Lá fora

    No exterior, boas notícias também animaram os mercados nesta sexta. Repercutiu bem entre os investidores o novo afrouxamento monetário realizado pelo banco central do Japão. 

    O banco central do Japão expandiu o estímulo monetário e prometeu comprar um volume ilimitado de títulos para manter os custos de empréstimos baixos. A medida se sobrepõe a outro grande projeto emergencial anunciado há pouco menos de um mês, colocando a instituição em linha com outros grandes bancos centrais ao redor do mundo, que têm aplicado ações sem precedentes no combate aos efeitos da pandemia de coronavírus nas economias.

    Na China, os índices acionários também fecharam em alta depois que o governo do país informou queda nos novos casos de coronavírus. Outro fator de alívio foram as esperanças de mais estímulo para conter as consequências econômicas da pandemia. O índice que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen subiu 0,68%.

    Em Wall Street, as bolsas também subiram à medida em que mais estados americanos manifestaram a intenção de encerrar o período de quarentena induzido pelo novo coronavírus. O índice S&P 500 avançou 1,47%. O fim do isolamento tenta reverter os dados sobre o desemprego no país, que atinge máximas históricas. O bom-humor dos investidores também se deveu a relatórios com balanços trimestrais positivos de grandes companhias como Apple e Microsoft, divulgados nesta semana.

    Destaques da B3

    Embraer ON despencou 7,49%, após cancelamento de acordo com a Boeing. O presidente da companhia brasileira afirmou não acreditar que o acordo com a norte-americana possa ser retomado.

    Petrobras ON e Petrobras PN subiram 4,54% e 3,13%, respectivamente, em sessão volátil, com os contratos futuros do petróleo operando em forte queda.

    Via Varejo avançou 18,65%, após anunciar a compra da startup curitibana ASAPlog, especializada em soluções de logística urbana e conexão de transportadoras em longa distância. No setor, Lojas Americanas PN subiu 6,67% e Magazine Luiza ON ganhou 4,47%.

    Hapvida valorizou-se 5,38%. A companhia informou que poderá ampliar sua capacidade de leitos de UTI em mais de 20% se houver necessidade e que já investiu mais de 65 milhões de reais em medidas de combate ao coronavírus.

    Bradesco PN subiu 2,91%, Itaú Unibanco teve avanço de 3,3%, e Santander UNT ganhou 4,18%.

    *Com informações da Reuters

    Tópicos