Votação da reforma do IR e PIB pegam todos de surpresa
Vamos ver como será reação do mercado à aprovação do texto-base de reforma do IR



O mercado passou o dia digerindo e analisando os dados do PIB do segundo trimestre divulgados nesta quarta-feira (1º), medindo os impactos da crise hídrica neste resultado e nos próximos.
A queda de 0,1% entre os meses abril e junho fez os analistas reduzirem suas projeções para a economia brasileira em 2022. Crise hídrica, risco energético, inflação mais alta consumindo renda e juros apertando crédito são os principais ingredientes da receita. O fermento fica por conta da política.
O ministro Paulo Guedes, aliás, justificou o resultado com o pior período da pandemia e não quis saber de conversa derrotista. “O Brasil vai crescer no ano que vem, a questão é quanto. Se vai ser 3%, 2%, ou 4%, depende de nós”.
E quando o dia se caminhava para o final, a Câmara dos Deputados tirou da geladeira o projeto de lei da reforma do Imposto de Renda. Não só colocou em votação, em acordo até mesmo com a oposição, como aprovou o texto-base. Agora é entender essa virada na agenda e saber até que ponto ela sinaliza para os projetos econômicos. Vamos ver como será reação do mercado a essa votação da reforma do IR.
E depois de amargar dois meses seguidos de perdas, o Ibovespa estreou setembro com alta, mas ainda sem conseguir voltar para cima dos 120 mil pontos. Mas o dólar nos lembra que é para ter muita calma nessa hora.
Na agenda desta quinta-feira (2) aguarda-se a divulgação da atividade industrial em agosto e emplacamentos de carros também no mesmo mês. A expectativa não é boa por causa da interrupção na cadeia de suprimentos.
Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas sobre esses receios e fala sobre os acontecimentos dentro e fora do país que impactam diretamente nossa economia.
Conheça os podcasts da CNN Brasil
E Tem Mais
Abertura de Mercado
Horário de Brasília
CNN Mundo
Alma do Negócio
Entre Vozes
5 Fatos
Na Palma da Mari
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.