Veja as criptomoedas que mais ganharam e perderam valor em fevereiro
Luna e XRP foram as maiores altas, enquanto o the sandbox e o fantom protagonizaram as principais quedas
As criptomoedas luna e XRP lideraram a valorização em fevereiro, segundo levantamento da QR Asset Management. Por outro lado, o the sandbox e o fantom tiveram os piores desempenhos no mesmo período.
Theodoro Fleury, gestor da QR Asset Management, atribui a alta do luna, ativo digital do blockchain Terra, à injeção de capital de cerca de US$ 1 bilhão por meio da venda de tokens para investidores como Jump Crypto, Three Arrows Capital e Defiance Capital.
Já o XRP, da Ripple, valorizou por conta de uma decisão judicial vista como favorável logo na primeira semana do mês, segundo o especialista.
Uma juíza norte-americana concedeu à Ripple o direito de responder à SEC (comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos) e decidiu também que os documentos sigilosos entre a companhia e o órgão deveriam ser abertos.
A empresa responde sobre uma possível venda de tokens com valor mobiliário não registrado.
“[Dessa forma], vai se formando um sentimento crescente no mercado de que a Ripple pode ter um desfecho favorável nos processos que correm contra ela, e isso impactou no preço”, declarou o gestor da QR Asset Management.
No lado negativo, Fleury diz que o motivo para todas as quedas é o mesmo: aversão maior a risco.
“Entre uma possibilidade de alta mais abrupta dos juros pelo Fed [Federal Reserve, banco central dos EUA] e a guerra na Ucrânia, o mercado ficou mais cauteloso neste início de 2022”, afirmou o especialista.
“Mas é Importante pontuar que todos os três ativos [SAND, FTM e NEAR] ainda figuram entre as maiores altas dos últimos doze meses, por isso tendem a sofrer mais quando o humor do mercado vira, pois os investidores correm para realizar os maiores ganhos”, concluiu Fleury.