Veja ações e fundos favoritos dos investidores em outubro – e sua rentabilidade
Fundos multimercados continuaram com a maior participação na carteira, com 43,5%


Com o Ibovespa apresentando queda e a Selic subindo, a composição média das carteiras de outubro mostrou uma migração dos investidores para o mercado de renda fixa.
De acordo com a pesquisa da fintech Big Data Smartbrain, que processa mais de 300 mil extratos de investimentos, tendo mais de R$ 200 bilhões de patrimônio analisados, os fundos multimercados continuaram ocupando a maior parte da carteira dos investidores, com 43,5% — o que em setembro era de 43,64%.
Ao mesmo tempo, a renda fixa ficou com 31,92% em outubro. No mês anterior era de 30,91%.
Já a fatia de ações e fundos de ações, que já havia tido uma pequena queda em agosto (13,74%) e em setembro (13,13%), registrou mais uma perda em outubro, ocupando 12,35% das carteiras de investimentos dos brasileiros.
Entre janeiro e outubro, o Ibovespa fechou com perda de 13,03%. Na sessão de quarta-feira (17), o principal índice brasileiro caiu 1,39%, aos 102.948,45 pontos. Foi o menor patamar em mais de um ano.
Ações favoritas de outubro
Os ativos do BTG Pactual (BPAC11), apesar de terem apresentado um rendimento negativo em outubro de 10,37%, ocuparam o posto de preferido dos acionistas em outubro. A rentabilidade em 12 meses dos papéis foi de 25,79%.
Em seguida, aparecem Itaú (ITUB3) e o fundo de índice do Ibovespa (BOVA11).
Vale destacar que o retorno informado pelo levantamento nos últimos meses não é garantia de que será equivalente no futuro.
Fundos de ações
Dentre os fundos de ações preferidos pelos investidores em outubro, as gestoras IP Gestão de Recursos e Absoluto Partners apareceram no topo da lista.
Fundos multimercados
Os fundos multimercados são investimentos que alocam capital em diferentes setores ao mesmo tempo, de renda variável a renda fixa.
O levantamento apontou que esse investimento foi o mais escolhido entre os investidores, ocupando 43,5% da carteira.
Em primeiro lugar ficou o fundo da “AZ Quest”, que apresenta rentabilidade de 14,02% em 36 meses.
Fundos de renda fixa
Os fundos de renda fixa, investimentos em que ativos possuem rentabilidade prefixada, representaram 31,9% das carteiras – atrás apenas dos multimercados.
A gestora XP é responsável pela principal escolha no universo de renda fixa. O fundo “Trend DI Simples FI RF” apresentou rentabilidade em outubro de 0,53%. A aplicação mínima do fundo é de R$ 100.
Fundos imobiliários
De acordo com a Smartbrain, o IFIX (Índice de Fundos Imobiliários) fechou em queda de 1,47%, no mês passado.
Na sessão de ontem (17), o índice terminou em queda de 0,35%, aos 2.603,62 pontos.
O “FDO INV IMOB – FII REC Renda Imobiliária” foi a principal escolha dos investidores em outubro. O papel teve retorno em outubro de 1,5%.