Resgate de cerca de R$ 7,9 mi da Nota Fiscal Paulista termina nesta terça (15)
Valor pode ser transferido para conta poupança ou corrente via site ou aplicativo do programa


Os consumidores do estado de São Paulo que participam do programa Nota Fiscal Paulista têm até as 23h59 desta terça-feira (15) para resgatar o crédito do programa liberado em fevereiro de 2021. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento, são cerca de R$ 7,9 milhões.
O programa conta com liberações de crédito mensais, sempre no dia 16 de cada mês, e o prazo para resgate é de um ano, até o dia 15 do mesmo mês no ano subsequente. Em fevereiro de 2021 foram liberados cerca de R$ 25 milhões em créditos, e uma parte ainda não foi resgatada.
O resgate pode ser feito pelo site ou aplicativo do programa, e é possível transferir o valor para conta-corrente ou poupança.
Quem tem direito ao crédito?
Para participar do programa Nota Fiscal Paulista é necessário solicitar a nota fiscal nas compras e a inclusão do CPF ou CNPJ nela. O crédito disponibilizado mensalmente fica vinculado ao CPF ou CNPJ de cada consumidor.
Já o resgate demanda o cadastro no site ou aplicativo do programa, que pode ser feito por pessoa física ou jurídica.
No cadastro de pessoa física, é necessário informar o CPF, data de nascimento, nome da mãe, CEP, endereço, telefone e uma frase de segurança, assim como a senha de acesso e um e-mail para contato em caso de esquecimento de senha.
Como resgatar o crédito?
O primeiro passo é acessar o sistema no site ou aplicativo, digitando o CPF ou CNPJ e a senha de acesso. Então, é preciso selecionar a opção “Conta-corrente” e depois “Utilizar crédito”.
O sistema disponibiliza três opções de resgate: transferência para conta-corrente, para poupança e abatimento no IPVA. A última opção fica disponível apenas no mês de outubro. O valor disponível é informado automaticamente.
Escolhida uma das opções de transferência, é preciso informar os dados da conta, como código do banco, número da conta, agência e valor. O valor só poderá ser transferido se a conta for de mesma titularidade do consumidor que está realizando o resgate, e o valor precisa ser superior a R$ 0,99.
A conta poupança também não pode ser vinculada a uma conta-corrente, e a instituição bancária em que a conta poupança está precisa aceitar transferência do tipo DOC/TED.
Caso o consumidor não lembra da senha cadastrada, o sistema pode enviar por e-mail uma frase inserida previamente para lembrar da senha ou então um endereço para novo cadastro.
É possível também selecionar a opção “Recadastrar” no próprio site, caso não seja possível acessar o e-mail, mas nesse caso é necessário comparecer presencialmente em uma unidade do Procon, Poupatempo ou posto fiscal da Secretaria da Fazenda, com agendamento, para desbloqueio de senha.