Pode ser hora de ficar otimista com mercado de ações nos EUA; veja
Conjuntura econômica pode criar novas oportunidades (com alguns riscos) para investidores
É difícil permanecer animado quando as condições econômicas ficam mais brandas, as ações saltam com volatilidade e a inflação permanece.
Mas ainda há esperança para os mercados – alguns economistas dizem que essa conjuntura cria novas oportunidades (com alguns riscos) para os investidores.
A economia global está em um estado de fluxo. O mercado de trabalho continua incrivelmente resiliente, mas outros indicadores econômicos, como gastos e manufatura, estão diminuindo.
No início desta primavera, os bancos centrais pareciam estar pausando ou diminuindo seu regime de mais de um ano de dolorosos aumentos de taxas para combater a inflação.
Mas os legisladores mudaram recentemente de tom e estão alertando os investidores de que mais dor está por vir.
As ações dos EUA, enquanto isso, conseguiram sair de seu recente mercado de baixa para um território de alta.
Mas os analistas ainda não têm certeza de que isso não é um urso em pele de touro, e os mercados terminaram a semana passada significativamente mais baixos, interrompendo uma onda de vitórias de várias semanas.
Ainda assim, há boas razões para os investidores estarem otimistas, diz Indrani De, chefe de pesquisa de investimentos globais da FTSE Russell. Os sinais macroeconômicos apontam para uma renovada apetência pelo risco.
A CNN Internacional falou com De, que descreveu por que ela é positiva nos mercados.
Como você está pensando sobre a inflação e os rendimentos dos títulos?
A inflação ainda está alta, mas é o caminho que é importante, e esse caminho está claramente caminhando para a desinflação.
Diferentes países ao redor do mundo estão em diferentes pontos de suas jornadas de inflação, o que significa que estamos em um ponto onde há muita dispersão entre classes de ativos e entre diferentes países. Isso aumenta a necessidade de seletividade por parte dos investidores.
A segunda coisa que quero destacar é que o crescimento econômico resiliente nos EUA levou a previsões de lucros mais altas.
As ações tiveram um desempenho particularmente bom desde que o dólar americano caiu de suas altas recentes no último trimestre de 2022. Um dólar fraco é realmente bom para ativos de risco. É muito bom para ações de grande capitalização.
O mercado tende a se concentrar em taxas de política de curto prazo. Mas o que realmente importa para ações e outros ativos de risco é o rendimento do Tesouro de 10 anos.
Essa taxa atingiu o pico no início de 2022 e, desde então, caiu um pouco e se estabilizou. Essa estabilização realmente trouxe de volta o crescimento das ações de tecnologia.
E a inteligência artificial? Isso está causando espuma nos mercados?
Não são apenas fatores cíclicos, como o PIB se mantendo melhor do que o esperado e as revisões dos lucros corporativos subindo.
Há também uma esperança genuína de que, por causa da IA, possamos estar no meio de uma atualização estrutural das perspectivas de crescimento econômico.
Isso pode ser como na década de 1990, quando as ações da Internet levaram ao crescimento do setor de tecnologia, mas depois tiveram ramificações para toda a economia.
Na década de 1990, costumávamos dizer “empresas de internet” porque algumas empresas se beneficiaram com o boom.
Aos poucos, abandonamos as “empresas” e começamos a dizer “internet” porque todas as empresas, todos os setores e todas as pessoas sentiram suas melhorias em toda a economia.
A IA começará estreitamente, com algumas empresas se beneficiando, mas espero que todo esse conceito de IA se torne algo que todos possam acessar. Todos podem utilizá-lo para fazer melhorias em suas economias.
Então é aí que vem a ampliação, mas estamos apenas nos estágios iniciais agora.
Há uma sensação de que a IA poderia nos dar a próxima vantagem na produtividade, e a produtividade leva ao crescimento econômico.
Ainda assim, se o rali não for além da IA e essa euforia permanecer concentrada apenas na tecnologia, isso é muito mais arriscado porque, fundamentalmente, quão grande qualquer setor pode crescer no mercado de ações em geral?
Você está preocupada com os mercados daqui para frente?
Não quero subestimar os riscos para as ações que permanecem. As avaliações podem ter superado suas perspectivas de melhoria de crescimento.
Certamente existem outros riscos na economia: a manufatura [índice de gerentes de compras] está desacelerando, há um aperto extremo nos padrões de empréstimos bancários.
É uma imagem mista na frente macro, mas há sinais de otimismo e é por isso que estamos vendo os mercados de ações dos EUA subirem mais.