Opine: é hora de investir ou de fugir de ações de estatais
Veja as opiniões de Heloísa Cruz, gestora do fundo Stoxos, e Carolina Ujikawa, gestora da Mauá Capital, e diga se concorda ou discorda
“O Grande Debate — Investimentos” abordou o investimento em ações de empresas estatais, que têm lidado com troca de comando, reclamações públicas e sinais de pressão política. Tudo isso tem gerado reação imediata do mercado financeiro. A preocupação é que nomes como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras passem a agir com objetivos políticos.
Quem defende o investimento diz que os papéis estão baratos, já quem é contra afirma que o risco político de interferências é muito alto. O que você acha? É hora de investir ou de fugir das ações das estatais?
Confira abaixo as opiniões de Heloísa Cruz, fundadora e gestora do fundo Stoxos, e Carolina Ujikawa, gestora da Mauá Capital, e diga se você concorda ou discorda delas.
No preço certo, é sempre uma oportunidade investir em estatais. A ação da Petrobras está negociando a um 'free cash flow yield' de 20%. Não sei se tem outra ação negociando tão barato na bolsa. Obviamente, tem todos os problemas de interferência, mas o mercado já colocou isso no preço.
Heloísa Cruz, fundadora e gestora do fundo Stoxos
O 'free cash flow yield', ou geração de caixa da companhia, que vemos hoje é o mesmo que estimávamos antes. Mas, talvez, a geração de caixa de hoje não seja mais essa, dado que não sabemos mais como serão os reajustes de preço daqui para frente e se as companhias vão, de fato, gerar caixa. Nesse sentido, ter números importantes como esses sendo questionados mostra que pode ser um problema investir em estatais.
Carolina Ujikawa, gestora da Mauá Capital
será abandonado [na Petrobras]. [O acionista controlador questionou a política de preços] após um aumento de 15%. Mas em seguida veio outro aumento. “]
”Heloísa
assumiram os cargos, foi colocado no preço melhoras de eficiência. A partir do momento que você questiona as ações que esses gestores estão fazendo na companhia, está questionando medidas muito positivas que estavam em andamento. O risco de intervenções governamentais existe, mas há sinais de que o risco aumentou.”]
”Carolina
(Texto publicado por Natália Flach)