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    Ofertas e fretes atrativos fazem a diferença para compras do Dia do Consumidor, revela Google

    Buscas por descontos tiveram alta de 23% em relação ao ano passado

    Marien Ramosda CNN*

    O interesse dos brasileiros de irem às compras nesta sexta-feira (15), Dia do Consumidor, depende de boas ofertas e de frete atrativo oferecido pelos lojistas, revelou uma pesquisa do Google obtida com exclusiva pela CNN.

    As buscas no dia tem aumentado entre os consumidores, registrando uma alta de 23% nos primeiros dias de março em relação a 2023.

    A data é muito utilizada pelo comércio para aumentar as vendas e realizares promoções, que podem chegar até 80% de desconto.

    No ano passado, 3 em cada 4 não compraram os produtos que tinham interesse. E o motivo principal para isso era o frete, que não compensava para 24% dos entrevistados.

    Outros 19% não encontraram boas ofertas e 18% não acharam os produtos que queriam. Enquanto uma menor fatia desistiu da compra por não ter a opção da forma de pagamento que usava (12%) ou pela demora no tempo de entrega (10%).

    Neste ano, produtos mais caros estão na mira dos consumidores, diferente de 2023, quando o Dia do Consumidor concentrou-se em categorias como moda, mercado e beleza e perfumaria — tradicionalmente de menor desembolso, informou o Google.

    Gleidys Salvanha, diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil, explica que “a tendência, já vista anteriormente em outras datas importantes para o varejo no ano passado, é que o consumidor, cada vez mais, procura comprar produtos de qualidade, não apenas baratos”.

    Ela ainda destaca que a população está mais paciente para analisar as melhores oportunidades e se informar sobre o produto antes de comprar.

    “Se não achar que vale a pena, não cede ao impulso e simplesmente não compra”, conclui.

    As categorias que mais cresceram na primeira semana de março foram:

    • Ar e ventilação — 52%;
    • Suplementos — 24%;
    • Eletrodomésticos — 19%;
    • Automotivo — 18%;
    • Perfumaria — 16%.

    A pesquisa, realizada com 1000 brasileiros entre o 1º e dia 2 de março, também mapeou que a maioria — uma fatia de 39%, planeja comprar produtos de uso pessoal e para a casa nas lojas físicas nos próximos 2 meses.

    *Sob supervisão de Guilherme Niero

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