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    Mudança em exchanges de criptomoedas pode afetar indústria do esporte

    Uma das maiores do ramo, FTX investiu pesadamente em patrocínios esportivos

    Jennifer Korndo CNN Business

    O quase colapso nesta semana da FTX, uma das maiores exchanges de criptomoedas, causou grande preocupação em toda a comunidade de startups e investimentos em criptomoedas. Mas as consequências também podem se espalhar para a indústria do esporte.

    Como outras empresas de criptomoedas, a FTX investiu pesadamente em patrocínios esportivos, incluindo parcerias e direitos de nome em basquete profissional, beisebol e corridas de Fórmula 1. Agora, a empresa está em crise. Na terça-feira (8), ela disse que seria adquirida pela rival Binance após passar por uma súbita crise de liquidez, mas o acordo foi cancelado na quarta-feira (9) pela Binance depois que a empresa realizou uma revisão financeira da FTX.

    A incerteza em torno do futuro da companhia levanta novas questões sobre o que acontece com seus muitos negócios esportivos.

    Em 2021, a FTX assinou um contrato de US$ 135 milhões por 19 anos com o Miami Heat da NBA para renomear a American Airlines Arena como FTX Arena. A Major League Baseball fechou um acordo de cinco anos em 2021 para nomear a FTX como sua exchange oficial de criptomoedas, uma parceria que inclui colocar patches da FTX nos uniformes dos árbitros. A empresa também é a parceira oficial de câmbio de criptomoedas da Mercedes-AMG Petronas Formula One Team.

    “É muito prematuro comentarmos”, disseram a FTX Arena e o Miami Heat em um comunicado conjunto fornecido à CNN Business quando perguntados sobre como a aquisição poderia afetar seu acordo.

    Até os esportes universitários têm vínculos com uma das maiores do ramo de criptomoedas, com a Universidade da Califórnia, em Berkeley, assinando uma parceria de direitos de nomeação de US$ 17,5 milhões por 10 anos em 2021 para o estádio de futebol da escola. “Acreditamos que encontramos um grande parceiro na FTX”, disse o diretor de atletismo da Cal, Jim Knowlton, na época. “Estamos ansiosos para construir nosso relacionamento agora e nos próximos anos.” A Cal Athletics não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CNN.

    A FTX também trabalha diretamente com alguns dos maiores atletas dos esportes. A estrela do Los Angeles Angels, Shohei Ohtani, tornou-se o embaixador global da bolsa em troca de uma participação na empresa; A estrela da NBA Steph Curry e sua fundação, Eat.Learn.Play., assinaram uma parceria com em 2021; e a lenda do futebol Tom Brady tem uma participação acionária e atuou como embaixador da companhia.

    Especialistas em parcerias esportivas dizem que os direitos de nomeação de estádios são a maior dor de cabeça. “Não há um grande nível de permanência para muitas das coisas que foram feitas, exceto para os dois prédios”, disse Peter Laatz, diretor-gerente global da consultoria de parcerias esportivas IEG, à CNN Business.

    “Aconteceu durante a era das pontocom, onde um monte de prédios, principalmente estádios de beisebol, estavam recebendo o nome de todas essas empresas pontocom instáveis, e todos eles sumiram completamente”, disse Laatz. “Os acordos de naming rights são tão difíceis de colocar em funcionamento, colocar na mente dos consumidores que Staples e American Airlines Arenas agora são chamados de algo diferente e arrancar as raízes de algo assim é mais difícil. Isso torna o trabalho da propriedade mais difícil. É mais caro.”

    A FTX e a Binance não responderam ao pedido de comentário da CNN.

    A FTX não é a única empresa de criptomoedas envolvida no mundo dos esportes. As marcas do tipo gastaram mais de US$ 130 milhões apenas em patrocínios da NBA na última temporada, contra menos de US$ 2 milhões na temporada anterior. Apenas cinco empresas de criptomoedas, incluindo Crypto.com, Coinbase e FTX, foram responsáveis ​​por 92% dos gastos do setor, segundo o IEG.

    Em 2021, a plataforma de negociação Coinbase assinou um acordo plurianual com a NBA para servir como parceiro exclusivo de criptomoedas da liga, supostamente no valor de US$ 192 milhões em quatro anos. A Crypto.com, outra exchange de criptomoedas, comprou os direitos de nomeação do estádio do Los Angeles Lakers em novembro de 2021, um acordo no valor de US$ 700 milhões. Ele também entrou em um contrato de vários anos para se tornar o parceiro oficial do remendo da camisa do Philadelphia 76ers.

    Então, o mercado mudou. Coinbase, Crypto.com e outros serviços anunciaram demissões à medida que a inflação crescente, temores de uma recessão iminente e turbulência mais ampla do mercado levaram a um declínio acentuado no valor das criptomoedas.

    “Sempre dissemos que esta era uma corrida armamentista pelo reconhecimento da marca e pelos usuários, e havia 40 exchanges de criptomoedas gastando dinheiro em patrocínio há um ano – e agora não há como nenhuma. Há talvez três ou quatro”, disse Laatz.

    A Binance, notavelmente, ficou de fora do frenesi de patrocínio esportivo. Em um anúncio de contratação no início deste ano, o CEO da Binance, Zhao “CZ” Changpeng, disse: “Não foi fácil dizer não aos anúncios do Super Bowl, direitos de nomeação de estádios, grandes acordos de patrocinadores há alguns meses, mas o fizemos”.

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