Governo lança mutirão de renegociação de dívidas; veja como participar
Iniciativa vai até dia 17 de janeiro e tem como objetivo ajudar consumidores na prevenção e tratamento do endividamento


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) promove a partir desta segunda-feira (16) o “Renegocia!”, mutirão de negociação de dívidas para consumidores inadimplentes.
A iniciativa vai até dia 17 de janeiro e tem como objetivo ajudar a população na prevenção e tratamento do endividamento.
Neste período, consumidores terão oportunidade de renegociar débitos com instituições financeiras, empresas de telefonia, fornecedoras de água, energia elétrica, entre outros.
O programa oferece condições especiais, como descontos em juros, prazos ampliados para pagamento e opções de parcelamento, de acordo com o órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
As negociações podem ser realizadas online, pelo portal Consumidor.gov.br, ou presencialmente, nos Procons e demais órgãos de defesa do consumidor participantes.
Pelo site, basta acessar a plataforma, selecionar o credor para formalizar o pedido e selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.
Nesta edição, terão prioridade na negociação os consumidores vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, moradores ribeirinhos da região Norte do Brasil, povos originários e mulheres chefes de família.