Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fã brasileiro gasta R$ 200 por mês com ídolos e marcas, diz pesquisa

    Cerca de 53% das pessoas acreditam que o consumo é fundamental para manter sua dedicação como fã

    Gisele Farias*da CNN , São Paulo

    A cada mês, um fã brasileiro gasta quase R$ 200 com o seu ídolo, mostrou pesquisa inédita da Monks, marca operacional do grupo internacional de comunicação S4 Capital. Este valor é cinco vezes maior que o gasto médio mensal dos brasileiros com cultura, que, segundo o IBGE, é de R$ 40.

    No Brasil, 38% das pessoas se consideram fãs, seja de um ídolo da música, do esporte, audiovisual, como filmes e séries, ou até de games.

    Para muitos brasileiros, os gastos importam quanto ao tema: 53% dos entrevistados acreditam que o consumo é fundamental para manter sua dedicação como fã e 37% acham que a dedicação pode ser medida por quanto gasta no objeto ou ídolo.

    Ao menos uma vez por ano, 30% dos fãs compram produtos oficiais de edição limitada, mostrou ainda a pesquisa.

    O estudo, feito em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais floatvibes, também mostrou um grande consumo de, inclusive, produtos e conteúdos feitos por outros fãs: 43% dos entrevistados gostam de consumir produtos e conteúdos feitos por outros “fanáticos”.

    Janaína Blasquez, 20 anos, é estudante de publicidade e propagada e fã da banda One Direction, diz que já gastou, ao menos R$ 3 mil com a banda. Segundo ela, outros jovens e amigos também dizem/mostram dar importância ao consumo relacionado ao seu ídolo.

    Shows no Brasil e ingressos caros

    Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), a vinda cantor norte-americano Bruno Mars movimentou cerca de R$ 102,7 milhões apenas com os turistas que saíram do interior paulista e de outros estados para assisti-lo. No Brasil, o ingresso mais caro para assistir o show do artista custava R$ 1.250.

    Por ano, os turistas deixam, somente em São Paulo, mais de R$ 2 bilhões por conta de shows e festivais de música, segundo ainda a SPTuris. Na cidade, há 93 shows previstos para o segundo semestre do ano — ou seja, os fãs terão motivos para gastar com seus ídolos.

    Para conhecer a Shakira em 2025, durante passagem dela no Brasil, os valores dos pacotes VIP ultrapassam R$ 15 mil. Ainda, assim, os ingressos do Meet and Greet se esgotaram rapidamente na pré-venda.

    Felicidade em experiências com os ídolos

    Para 55% das pessoas no país, a felicidade de viver experiências relacionadas aos ídolos é a maior motivação para consumir conteúdos e produtos ligados a eles, segundo a pesquisa.

    Para Janaina, os gastos não representam necessariamente sua conexão aos garotos da boy band britânica, mas reflete a mudança de realidade da sua adolescência para a vida adulta.

    “Sou fã desde os 8 ou 9 anos e, por muito tempo da minha vida, sem ter meu próprio dinheiro. Nunca me arrependi de nenhum gasto relacionado a banda. Gosto de falar que vim para essa vida para ser fã”, afirma em tom de brincadeira.

    A estudante afirma que os gastos em itens e ingressos de shows relacionados aos seus ídolos é “uma maneira de se sentir mais conectada, porque ainda é algo muito importante na minha vida”.

    “Recentemente, eu gastei uns R$ 1 mil reais só nos ingressos dos três shows das turnês solos dos membros do One Direction. Além disso, devo ter gasto mais uns R$ 300 comprando camiseta, bandeira, boné, roupas feitas por outros fãs.”

    “Me considero fã, é toda a minha vida e praticamente a maior parte da minha personalidade baseada nisso”, completa a estudante.

    Siga o CNN Money

    O CNN Brasil Money já está nas redes sociais. Siga agora o @cnnbrmoney no Instagram e no Youtube.

    Dedicado ao mercado financeiro e aos impactos que os setores da economia geram na movimentação do país e do mundo, o CNN Money terá canal para TV e streaming, além de estar presente no ambiente digital.

    O lançamento será no dia 4 de novembro de 2024. Não perca!

     

    Tópicos