Fã brasileiro gasta R$ 200 por mês com ídolos e marcas, diz pesquisa
Cerca de 53% das pessoas acreditam que o consumo é fundamental para manter sua dedicação como fã
A cada mês, um fã brasileiro gasta quase R$ 200 com o seu ídolo, mostrou pesquisa inédita da Monks, marca operacional do grupo internacional de comunicação S4 Capital. Este valor é cinco vezes maior que o gasto médio mensal dos brasileiros com cultura, que, segundo o IBGE, é de R$ 40.
No Brasil, 38% das pessoas se consideram fãs, seja de um ídolo da música, do esporte, audiovisual, como filmes e séries, ou até de games.
Para muitos brasileiros, os gastos importam quanto ao tema: 53% dos entrevistados acreditam que o consumo é fundamental para manter sua dedicação como fã e 37% acham que a dedicação pode ser medida por quanto gasta no objeto ou ídolo.
Ao menos uma vez por ano, 30% dos fãs compram produtos oficiais de edição limitada, mostrou ainda a pesquisa.
O estudo, feito em parceria com o instituto de estudos culturais e comportamentais floatvibes, também mostrou um grande consumo de, inclusive, produtos e conteúdos feitos por outros fãs: 43% dos entrevistados gostam de consumir produtos e conteúdos feitos por outros “fanáticos”.
Janaína Blasquez, 20 anos, é estudante de publicidade e propagada e fã da banda One Direction, diz que já gastou, ao menos R$ 3 mil com a banda. Segundo ela, outros jovens e amigos também dizem/mostram dar importância ao consumo relacionado ao seu ídolo.
Shows no Brasil e ingressos caros
Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), a vinda cantor norte-americano Bruno Mars movimentou cerca de R$ 102,7 milhões apenas com os turistas que saíram do interior paulista e de outros estados para assisti-lo. No Brasil, o ingresso mais caro para assistir o show do artista custava R$ 1.250.
Por ano, os turistas deixam, somente em São Paulo, mais de R$ 2 bilhões por conta de shows e festivais de música, segundo ainda a SPTuris. Na cidade, há 93 shows previstos para o segundo semestre do ano — ou seja, os fãs terão motivos para gastar com seus ídolos.
Para conhecer a Shakira em 2025, durante passagem dela no Brasil, os valores dos pacotes VIP ultrapassam R$ 15 mil. Ainda, assim, os ingressos do Meet and Greet se esgotaram rapidamente na pré-venda.
Felicidade em experiências com os ídolos
Para 55% das pessoas no país, a felicidade de viver experiências relacionadas aos ídolos é a maior motivação para consumir conteúdos e produtos ligados a eles, segundo a pesquisa.
Para Janaina, os gastos não representam necessariamente sua conexão aos garotos da boy band britânica, mas reflete a mudança de realidade da sua adolescência para a vida adulta.
“Sou fã desde os 8 ou 9 anos e, por muito tempo da minha vida, sem ter meu próprio dinheiro. Nunca me arrependi de nenhum gasto relacionado a banda. Gosto de falar que vim para essa vida para ser fã”, afirma em tom de brincadeira.
A estudante afirma que os gastos em itens e ingressos de shows relacionados aos seus ídolos é “uma maneira de se sentir mais conectada, porque ainda é algo muito importante na minha vida”.
“Recentemente, eu gastei uns R$ 1 mil reais só nos ingressos dos três shows das turnês solos dos membros do One Direction. Além disso, devo ter gasto mais uns R$ 300 comprando camiseta, bandeira, boné, roupas feitas por outros fãs.”
“Me considero fã, é toda a minha vida e praticamente a maior parte da minha personalidade baseada nisso”, completa a estudante.
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