Explica Ana: Viva como se você tivesse um salário menor, diz Ana Laura Magalhães
Em entrevista ao CNN Business, a especialista em investimentos e influenciadora afirmou que a importância da reserva de emergência foi a lição da pandemia
A crise econômica gerada pela covid-19 só reforçou a importância da existência de uma reserva financeira de emergência. Para a especialista em investimentos e fundadora do canal Explica Ana, Ana Laura Magalhães, essa é a grande lição da crise econômica gerada pelo novo coronavírus.
“Para você conseguir guardar dinheiro, eu recomendo passar a viver como se você tivesse um salário menor. É para sobrar dinheiro e conseguir se organizar financeiramente”, recomenda.
Magalhães diz que a crise fez com que muitos brasileiros despertassem para a importância do planejamento do orçamento pessoal.
Veja também:
Como a safra de balanços do 2º tri pode afetar as ações do Ibovespa
Desde o Plano Real, bolsa rendeu 2.524% – metade do CDI, mas o dobro da poupança
“Quem tinha planejamento financeiro, conseguiu respirar e se deu bem”, diz a especialista, ao comentar que pessoas que perderam emprego ou renda conseguiram lidar melhor com o problema. “Não se pode gastar mais que ganha”.
O primeiro passo sugerido por Ana Laura Magalhães é que se reorganize as contas e as pessoas devem viver com se tivessem um salário menor. E a diferença entre a renda real e o salário menor devem ser direcionados aos investimentos.
“Se eu separo 20%, 10% ou 5%, eu consigo fazer um novo planejamento financeiro. Mas eu acho que não tem uma ‘receita de bolo’ porque cada sabe o que se recebe. Tem gente que ganha um salário mínimo e não conseguiria reservar 20%, mas pode talvez 2%. E é isso que cria o hábito”, diz.
Confira a entrevista completa no vídeo acima.
Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook