Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Controle da inflação é incipiente e BC ainda discute ajuste residual nos juros, diz Serra

    De acordo com diretor do BC, país ainda estava sob uma política monetária de estímulo à atividade até o segundo trimestre deste ano

    da Reuters

    O processo de controle inflacionário no Brasil ainda é bem incipiente e temos discussão sobre ajuste residual na taxa básica de juros, disse nesta terça-feira o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra.​​

    Em videoconferência promovida pelo Bradesco Asset Management, Serra afirmou que “fomos tão surpreendidos” durante o atual ciclo de aperto monetário que é necessário ter cautela na decisão de encerrar o processo de alta nos juros.

    De acordo com Serra, o país ainda estava sob uma política monetária de estímulo à atividade até o segundo trimestre deste ano. Para ele, o processo começará a “apertar rápido” a partir do terceiro trimestre.

    Câmbio equilibrado

    O mercado de câmbio no Brasil está equilibrado após normalização de fluxos para o país, disse o diretor do BC, destacando que o real é a “melhor moeda” no ano mesmo com o aperto monetário em economias avançadas.

    ​​ Em videoconferência, Serra afirmou que o mercado passou a ter maior oferta de dólares com o fim do processo de redução de endividamento em moeda americana no setor de óleo e gás, o que, para ele, tem magnitude relevante. Ele citou equilíbrio na demanda do mercado por swaps e dólar spot.

    “Todo mundo deveria esperar que os mais frágeis sofressem mais, o real é a melhor moeda do ano, e muito disso é explicado por esse final de processo de normalização de fluxos cambiais aqui para o Brasil”, disse.

     

    Tópicos