Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carteira de dividendos: veja ações mais recomendadas para investir em março

    Ativo mais recomendado foi o da Engie, seguido por Vale e Itaú Unibanco

    Sofia Kercherda CNN* , em São Paulo

    No segundo mês do ano, o Ibovespa registrou uma queda de 7,49% em fevereiro, terminando abaixo dos 105 mil pontos. Segundo especialistas, as expectativas de taxas de juros mais altas nos Estados Unidos e as incertezas fiscais do país influenciaram o comportamento do mercado no mês, a medida que investidores ainda se encontram cautelosos com os próximos passos do novo governo.

    Para o mês de março, a CNN compilou as ações mais recomendadas por alguns dos principais bancos e corretoras do Brasil, que podem render dividendos apesar do cenário instável.

    O ativo mais recomendado foi o da Engie. A ação da empresa teve cinco recomendações, seguida por Vale e Itaú Unibanco, com quatro recomendações cada. Veja a carteira completa abaixo:

    Momento

    Segundo analistas de mercado, um dos fatores de atenção é o novo arcabouço fiscal, que deve ser discutido neste mês. As críticas do governo ao Banco Central e a reforma tributária também são assuntos observados de perto pelo mercado.

    No cenário internacional, as expectativas giram em torno das taxas de juros nos EUA.

    Destaques

    Engie

    Ação: EGIE3

    Comentário: Terra Investimentos

    A Engie é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 10.791MW em 72 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. A empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

    Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios. Temos uma visão positiva para 2023, tendo em vista o avanço dos projetos de transmissão e os novos contratos de venda de energia fechados pela empresa, que somaram 142 MW médios entre 2022 e 2027.

    Vale

    Ação: VALE3

    Comentário: BTG Pactual

    A ação continua sendo o nosso nome preferido para exposição à reabertura da economia chinesa. À medida que avançamos em 2023, esperamos que a atividade econômica se recupere gradualmente à medida que o governo diminui as restrições e o mercado imobiliário apresente melhora (“too big to fail”).

    De uma perspectiva bottom up, o seu momento operacional deve continuar a se recuperar (das baixas), já que a produção e os custos (para suas divisões de minério de ferro e metais básicos) devem melhorar nos próximos trimestres.

    Gostamos da entrada de um acionista de referência (Cosan) no Conselho da Vale e vemos uma potencial monetização da divisão de metais básicos como um catalisador de geração de valor para os investidores de longo prazo.

    Em nossa opinião, a administração permanece altamente disciplinada em sua estratégia de alocação de capital (capex de crescimento muito pequeno) – e estimamos um yield de 13-15% para 2023, incluindo recompras de ações.

    Itaú Unibanco

    Ação: ITUB4

    Comentário: XP

    Em fevereiro, as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) subiram 1,4%, superando o Ibov e o IFNC (-6,7% e -5,0% no mesmo período, respectivamente). Atribuímos essa valorização a um resultado robusto em 2022 (apesar do impacto de Americanas) e a divulgação de um guidance saudável para 2023.

    Reiteramos que o Itaú segue com operação mais eficiente entre os grandes bancos brasileiros, o que o coloca em boa posição para navegar o cenário macroeconômico desafiador que está por vir.

    Ademais, enxergamos os seguintes diferenciais: i) vemos o Itaú com índice de cobertura bastante saudável (e acima da média histórica) enquanto mantém as taxas de inadimplência sob controle; ii) possui uma boa exposição as linhas de crédito ao consumo, que possuem rápido crescimento; iii) sólido histórico de M&As e parcerias; iv) valuation atrativo. Temos uma recomendação de Compra e preço-alvo de R$ 34/ação para 2023.

    Tópicos