Campos Neto: BC vai regular operações de cripto para garantir lastro
Um dos pontos de atenção na regulação vai ser a custódia, que deverá ser monitorada pelas plataformas, disse o presidente do Banco Central
Sem dar muitos detalhes, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade monetária vai passar a regular as operações de criptoativos. Segundo ele, a preocupação é pelo fato de a compra não estar sendo feita por criptomoedas, mas por certificados que “supostamente tem um criptoativo por trás”.
“O Banco Central vai regular todas as movimentações para garantir que quem vende algo tenha aquilo para aquele certificado”, disse durante participação em evento Valor’s Crypto Summit Rio 2022, promovido pela Valor Capital Group nesta segunda-feira (6).
De acordo com ele, um dos pontos de atenção na regulação vai ser a custódia, que deverá ser monitorada pelas plataformas. “Hoje, temos 83% de todos os criptoativos com quatro custodiantes. Isso é perigoso”, criticou.
Já tramita no Congresso, em fase final, um projeto de regulação do mercado de criptoativos.
Campos Neto também comentou sobre a regularização de uma moeda digital no país. A ideia, segundo ele, é aproveitar a atual regulação de depósitos bancários.
“A forma que vamos fazer é que os bancos serão capazes de monetizar os depósitos ao emitir ‘stablecoins’. Essas stablecoins estarão de volta no CBDC (Moeda Digital do Banco Central), emitido pelo BC”, explicou.
Para ele, a capacidade de bancos emitirem stablecoins vai incentivar o desenvolvimento de tecnologias e, desta forma, ajudar na monetização de outros ativos mais a frente.
“Também (vamos dar) aos bancos a capacidade de terem liquidez em troca de ativos privados. E quando se coloca essas duas coisas juntas, se securitiza o crédito muito mais rápido”, argumentou.