Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ações nos EUA fecham em alta em meio a balanços corporativos mistos

    Foi terceiro dia consecutivo de ganhos em Wall Street no que está se tornando um outubro muito otimista

    Paul R. La Monicado CNN Business

    Os consumidores norte-americanos podem estar preocupados com a inflação e o aumento das taxas de juros. Mas não conte isso para Wall Street.

    As ações voltaram a subir nesta terça-feira (25). Foi o terceiro dia consecutivo de ganhos no que está se tornando um outubro muito otimista. O Dow subiu quase 340 pontos, ou 1,1%. Os blue chips já subiram cerca de 11% até agora este mês.

    O S&P 500 e o Nasdaq também subiram na terça-feira, 1,6% e 2,3%, respectivamente.

    Então, por que o mercado está em modo de rally, embora os consumidores estejam preocupados com o aumento do preço de quase tudo? Existem duas razões principais.

    Por um lado, os ganhos ainda são muito bons. GM, Coca-Cola e UPS foram algumas das empresas americanas icônicas que reportaram fortes lucros e vendas no terceiro trimestre na terça-feira. Portanto, mesmo que os consumidores e as empresas possam se sentir péssimos toda vez que compram algo e veem quanto custa, eles ainda estão gastando.

    Até que a queda na confiança do consumidor e a alta inflação realmente prejudiquem a demanda, os lucros corporativos e, portanto, as ações, podem se manter.

    Há outro fator em jogo também, e um que é um pouco mais contra-intuitivo. O ritmo implacável de notícias econômicas assustadoras – manchetes de desaceleração imobiliária, temores de inflação, preocupações geopolíticas e nervosismo de recessão – podem levar o Federal Reserve a reduzir seu ritmo de aumentos das taxas de juros.

    Os investidores esperam que isso seja verdade porque estão preocupados com o fato de que aumentos excessivamente agressivos das taxas pelo banco central levem a economia a uma recessão profunda e prolongada.

    Mercados estão olhando para o futuro

    O Fed elevou as taxas em três quartos de ponto percentual em cada uma de suas três últimas reuniões em sua batalha contra a inflação, e o banco central deve fazê-lo novamente em sua próxima reunião na quarta-feira, 2 de novembro. isso, todas as apostas estão fora.

    E embora Wall Street espere que o produto interno bruto do país, a medida mais ampla da economia, tenha crescido no terceiro trimestre, quando os dados forem divulgados na quinta-feira, os alarmes de recessão continuam a soar.

    O mercado imobiliário está começando a recuar com o aumento das taxas de hipoteca. O crescimento da manufatura desacelerou. Os CEOs estão nervosos com mais regulamentações em Washington prejudicando o crescimento. E o aumento dos preços da energia pode reduzir a demanda do consumidor.

    É por isso que há esperanças crescentes de que, se a economia começar a mostrar mais sinais de fraqueza e a inflação finalmente esfriar um pouco, o Fed poderá aumentar as taxas em apenas meio ponto em dezembro.

    Além disso, o Fed pode fazer uma pausa para aumentar ainda mais as taxas em 2023, enquanto espera para ver o impacto que os aumentos de taxas existentes estão causando na economia.

    Alguns em Wall Street estão até apostando que o Fed pode reverter o curso e começar a cortar as taxas novamente no ano que vem, se os aumentos das taxas forem longe demais e levarem a economia à recessão.

    Parece que os investidores estão jogando a longo prazo. As ações já caíram em 2022, em antecipação ao ambiente de taxas crescentes e uma possível desaceleração econômica e de lucros neste ano e no primeiro semestre de 2023.

    Mas se a pior parte das consequências da inflação e dos aumentos de juros realmente terminar no segundo semestre do próximo ano, então faz sentido que Wall Street aposte nisso agora. O famoso ditado sobre Wall Street é que os mercados estão olhando para o futuro.

    Portanto, embora os consumidores possam estar pensando no que certamente parece um ambiente econômico sombrio atualmente, os investidores já estão apostando (espero) em tempos mais felizes no final de 2023 e 2024.

    Tópicos