Banco Central russo mantém juro básico em 7,5% pela terceira reunião seguida
BC da Rússia afirmou que expectativas de inflação das famílias e empresas vêm diminuindo, mas permanecem elevadas
O Banco Central da Rússia decidiu manter sua taxa básica de juros em 7,5% nesta sexta-feira (10) após reunião de política monetária.
Foi a terceira vez seguida que o BC russo manteve o juro básico, depois de cortá-lo agressivamente entre abril e setembro do ano passado.
Em comunicado, o BC da Rússia afirmou que as expectativas de inflação das famílias e empresas vêm diminuindo, mas permanecem elevadas, e que a atividade econômica está evoluindo acima de suas previsões em outubro.
Em suas projeções, a instituição prevê que, dada a atual orientação da política monetária, a inflação anual russa ficará entre 5% e 7% em 2023, antes de desacelerar a 4% em 2024.
Entretanto, o BC russo avalia que a capacidade de expansão da produção na economia se encontra “amplamente” limitada, com o desemprego próximo de sua mínima histórica.
“A escassez de mão de obra está aumentando em muitas indústrias em meio aos efeitos da mobilização parcial e um aumento geral na demanda corporativa por força de trabalho. Nestas condições, o crescimento da produtividade do trabalho pode ficar aquém do crescimento dos salários reais”, diz o comunicado.