Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avanço de investimentos produtivos vem ajudando PIB brasileiro, diz economista

    Taxa de investimento na economia, que era de 15,5% do PIB no primeiro trimestre de 2019, hoje está em 21,2%

    Do CNN Brasil Business

    Para além da forte contribuição do setor de serviços para a retomada econômica pós-pandemia, os investimentos produtivos no Brasil foram parte importante no desempenho econômico brasileiro na primeira metade de 2022, segundo José Márcio Camargo, economista-chefe da Genial Investimento.

    “Mais importante do que a retomada de serviços, na nossa avaliação, é o aumento sistemático que vem sendo registrado na taxa de investimentos na economia brasileira desde que o país começou a implementar, em 2016, um conjunto de reformas constitucionais”, disse em entrevista à CNN nesta quinta-feira (1º).

    Para o economista, começam a fazer efeito medidas como reforma trabalhista, liberalização da terceirização, o fim da TJLP, os novos marcos regulatórios, a reforma da Previdência e a autonomia do Banco Central.

    A taxa de investimento na economia, que era de 15,5% do PIB (no primeiro trimestre de 2019), hoje está em 18,7% do PIB. “Na nossa avaliação, é que isso que está gerando crescimento no longo prazo na economia brasileira”, diz.

    No primeiro semestre deste ano, o PIB cresceu 2,5% frente ao mesmo período do ano anterior, segundo divulgação feita pelo IBGE nesta manhã. No segundo trimestre, a alta foi de 1,2% em comparação com os três primeiros meses do ano.

    O resultado do trimestre é o quarto positivo seguido e traz uma alta de 1,3% nos serviços —setor que representa 70% do PIB— e de 4,8% para o investimento medido pela Formação Bruta de Capital Fixo, ajudado pelas atividades de construção e de informação e comunicação.

    Veja entrevista completa no vídeo.

    *Publicado por Ligia Tuon

     

     

     

    Tópicos