Alckmin endossa discurso de Lula sobre necessidade de baixar juros para economia
Vice-presidente participou de reunião preparatória sobre viagem do petista à China
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quarta-feira (15) que é preciso baixar os juros para fazer a economia crescer, endossando o discurso do presidente Lula, que tem feito críticas à política monetária do Banco Central. Atualmente, a taxa Selic é de 13,75% ao ano.
“Nós temos 2% do PIB do mundo, 98% do comércio está fora do Brasil. Nós temos que aproveitar todas as oportunidades para gerar emprego para fazer crescer a economia e baixar os juros. Isso [baixar os juros] é muito importante para poder atrair mais investimento e fazer a economia crescer mais”, afirmou Alckmin após reunião no Palácio do Itamaraty.
Outros ministros participaram do encontro da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que trata das relações entre Brasil e China, que é conduzida pelo vice-presidente.
Questionado sobre as negociações do governo do Uruguai com a China para um acordo comercial, que poderia prejudicar o Mercosul, Alckmin ressaltou a importância de fortalecer o comércio regional. Segundo ele, o mundo é globalizado, mas o comércio é muito intrarregional.
“Na União Europeia, mais de 70% do comércio é lá. Se você pegar Estados Unidos, México e Canadá, mais de 60% do comércio é ali. Quando você vem para a América Latina é menos de 30%. Então, a primeira tarefa é fortalecer o comércio regional. Nós precisamos fortalecer aqui as relações de comércio, aproveitar todas as oportunidades, na nossa própria região.”Alckmin lembrou ainda que o acordo mais avançado entre regiões é o do Mercosul com a União Europeia.
“Mas que não há dúvidas de que há muitas oportunidades de entendimentos entre o Mercosul e Estados Unidos, China, outros acordos comerciais. O presidente Lula vai reinserir o Brasil no comércio mundial e isso vai trazer muitas oportunidades para o Brasil”, disse.
De acordo com o vice-presidente, uma nova reunião da Cosban acontecerá no próximo dia 27, quando os ministérios devem apresentar suas pautas específicas para melhorar as relações comerciais do Brasil com a China.
Guerra da Ucrânia
Alckmin referendou a ideia de Lula de criar uma espécie de novo G20, grupo de países que poderia interceder por uma solução para a guerra da Rússia contra a Ucrânia.
“Eu acho que o presidente Lula está corretíssimo. Nós precisamos promover a paz, isso é passo a passo. Então, a articulação até com países que não estão diretamente envolvidos no conflito e na guerra é importante, e o Brasil, que é um país que não tem contencioso e tem um histórico de trabalhar pela paz e tem a liderança do presidente Lula, pode, sim, fazer a diferença nesse trabalho e nesse diálogo.”