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    8 em cada 10 pessoas consideram avaliações antes de comprar, diz pesquisa

    Mais de 70% dos 2,3 mil entrevistados deixaram de comprar de alguma empresa que não se preocupa com opinião dos clientes

    Marien Ramosda CNN

    Oito em cada 10 brasileiros leem avaliações antes de adquirir um produto ou serviço. Já o número de pessoas que afirmam confiar na opinião de terceiros ao fazer alguma compra é de 53%.

    As informações são de uma nova pesquisa do Reclame AQUI.

    De acordo com o levantamento, esse cenário mostra que a relação entre consumidores e marcas está cada vez mais pautada pelo diálogo e credibilidade.

    Mais de 70% dos 2,3 mil entrevistados deixaram de comprar de alguma empresa que não se preocupa com a opinião dos clientes e mais de 95% disseram que valorizam a transparência e autenticidade da marca na decisão de realizar uma compra.

    Além disso, o movimento rumo ao e-commerce que antes era frequente, agora muda de direção. Conforme o Reclame AQUI, 47,82% dos brasileiros transitam entre os formatos online e físico, conforme a ocasião.

    Os que preferem adquirir um produto através do meio digital representam 38,91%, enquanto aqueles que preferem lojas físicas são 13,27%.

    Patrícia Cansi, COO do Reclame AQUI, atribuiu ao período da pandemia de Covid-19 esse movimento de aceleração da mudança de comportamento das compras híbridas — seja no online ou físico.

    “Agora, o desafio é para os varejistas, que precisam garantir experiências consistentes e integradas em todos os canais, unificando estoque, atendimento e condições de compra”, destacou Cansi.

    Porém, alguns atrativos chamam mais a atenção dos consumidores no e-commerce. Entre eles, a comodidade foi citada por 72,64% dos entrevistados, seguido da facilidade de comparar preços e promoções.

    Enquanto isso, a possibilidade de ver e testar o produto é o diferencial apontado por 76,43% dos consumidores em lojas físicas, além da interação humana com vendedores.

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