Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Emprego melhorou em julho, aponta indicador antecedente da FGV

    Índice apontou melhora pelo terceiro mês seguido, enquanto taxa de desemprego do IBGE calculou média para o segundo trimestre

    Pedestres caminham no centro de Belo Horizonte após reabertura do comércio

    Pedestres caminham no centro de Belo Horizonte após reabertura do comércio
    Foto: Adão de Souza/PBH (25.mai.2020)

    No mesmo dia em que o IBGE divulgou dados que mostram o aumento da taxa de desemprego no segundo trimestre, para 13,3% (versus 12,2% nos três primeiros meses do ano), a FGV apontou que o mercado de trabalho pode ter se recuperado ligeiramente em julho.

    O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) da Fundação Getulio Vargas (FGV), que busca antecipar os rumos do mercado de trabalho, teve alta de 9,2 pontos em julho, para 65,9 pontos.

    Foi a terceira alta consecutiva do indicador, que recuperou nesse intervalo de tempo cerca de metade das perdas do trimestre de fevereiro a abril.

    Leia também:
    Desemprego sobe para 13,3% em junho e tem queda recorde no número de ocupados
    Auxílio emergencial deve ser estendido até o fim do ano, diz Guedes no Congresso

    “A terceira alta consecutiva do IAEmp sugere continuidade no movimento de recuperação do mercado de trabalho”, disse em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.

    “Contudo, apesar das altas significativas, o indicador se mantém em níveis muito baixos em termos históricos, sugerindo cautela das empresas para contratar em razão da elevada incerteza e da dificuldade em se vislumbrar uma retomada rápida da economia”, acrescentou.

    (Com Reuters)

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos