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    Elon Musk culpa a “polícia da diversão” por recall de Teslas; entenda

    Mais de 500 mil veículos foram chamados para revisão por conta de recurso que faz sons de gases ou cabras

    Ramishah Marufdo CNN Business*

    A Tesla está fazendo o recall de mais de 500.000 veículos nos Estados Unidos devido ao recurso Boombox, uma atualização de 2020 que permite que os motoristas reproduzam sons como o de uma cabra ou um barulho de gases.

    O recurso Boombox permitiu que os motoristas reproduzissem sons predefinidos ou personalizados de um alto-falante externo enquanto o veículo está em movimento.

    A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário disse que o recurso Boombox pode prejudicar a capacidade dos pedestres de ouvir um som de aviso obrigatório, aumentando o risco de um acidente.

    Os avisos de pedestres são necessários em todos os veículos elétricos e híbridos, disse a NHTSA, porque os EVs são mais silenciosos do que os carros com motores de combustão interna.

    No Twitter, Musk culpou a “polícia da diversão”.

    Este é o quarto recall da Tesla em duas semanas, desta vez para 578.607 veículos. O fabricante do EV está configurado para lançar um firmware que desabilitará o recurso nos modos drive, neutro e reverso.

    Os veículos afetados são o Modelo S, Modelo X, Modelo Y 2020-2022 e alguns Modelo 3 2017-22.

    A queixa foi apresentada em janeiro de 2021 e estava sob revisão, pois a empresa de carros elétricos estava “demonstrando e defendendo ainda mais os testes”, disse o relatório de recall de segurança.

    Na semana passada, a Tesla recolheu 817.143 veículos devido a uma campainha que nem sempre soaria se o cinto de segurança do motorista fosse desafivelado.

    E pouco antes disso, a empresa fez um recall de seu software de “condução totalmente autônoma”, que havia sido programado para passar por sinais de parada em determinadas circunstâncias.

    O piloto automático do sistema de assistência ao motorista da Tesla e seu recurso de videogame no veículo também estão sob escrutínio da NHTSA.

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