Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desaceleração da economia global vai afetar lucro do agro, diz diretor da CNA

    Em entrevista à CNN, Bruno Lucchi, diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirmou que economia global desaquecida diminui projeção de lucro do setor no ano que vem

    Tamara Nassifdo CNN Brasil Business , em São Paulo

    Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (12), Bruno Lucchi, diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirmou que a desaceleração da economia global é um dos fatores que explicam a projeção de menor lucro para o setor no ano que vem.

    “Os produtos brasileiros são cotados em bolsas internacionais, e há uma expectativa de crescimento menor da economia mundial, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso já reduz as cotações internacionais de commodities”, disse ele.

    Lucchi cita ainda os efeitos da guerra na Ucrânia, que encareceram fertilizantes e outros insumos do agronegócio, bem como o impacto da pandemia nas cadeias de produção.

    Olhando para o cenário doméstico, o agro ainda pode ser afetado pelo crescimento da economia em 2023, projetado pelo Boletim Focus em torno de 0,8%. Isso, de acordo com o especialista, afeta os produtos que são mais consumidos no país e que não estão atrelados a mercados internacionais, como frutas e laticínios.

    “Esse dado indica uma quase estagnação ou um crescimento muito pequeno, o que implica em uma agregação de consumo menor. Temos os produtos básicos que mantêm o consumo normal, mas a expectativa de produção para o próximo ano é muito elevada. A safra é estimada em crescer 15%, e pela primeira vez devemos chegar a 300 milhões de toneladas”, comenta.

    “Aumenta a oferta, mas tem uma estagnação do lado do consumo.”

    Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.

    Tópicos