Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CEO da Microsoft não descarta possibilidade de Sam Altman retornar à OpenAI

    Após demissão, Microsoft anunciou que Sam Altman ingressaria em equipe de IA da big tech

    Sam Altman foi afastado de seu cargo na OpenAI na última sexta-feira (17)
    Sam Altman foi afastado de seu cargo na OpenAI na última sexta-feira (17) REUTERS/Amir Cohen

    Samantha Delouyada CNN

    O CEO da Microsoft, Satya Nadella, deu a entender na segunda-feira (20) que ainda estava aberto à volta de Sam Altman à OpenAI – apesar de um anúncio no início do dia de que Altman ingressaria na divisão de inovação em inteligência artificial da Microsoft.

    Nadella disse que estava “aberto a ambas as opções” quando questionado em entrevista à CNBC na segunda-feira se Altman realmente entraria na Microsoft.

    “Olha, isso cabe ao conselho e à administração da OpenAI e aos funcionários escolherem”, disse Nadella. “Optamos por fazer parceria explicitamente com a OpenAI e queremos continuar assim e, obviamente, isso depende de as pessoas da OpenAI permanecerem lá ou virem para a Microsoft.”

    A OpenAI, empresa desenvolvedora do ChatGPT, entrou em crise na sexta-feira (17), quando o conselho da companhia afastou Altman do cargo. Com um investimento de US$ 13 bilhões (R$ 63,11 bilhões) na OpenAI, a Microsoft é um dos maiores financiadores da empresa.

    A demissão desencadeou um fim de semana de caos: o presidente da OpenAI, Greg Brockman, renunciou e centenas de funcionários da OpenAI ameaçaram se despedir por causa da demissão de Altman. A empresa também nomeou um CEO interino, Mira Murati.

    Na segunda-feira, a OpenAI anunciou um novo CEO interino, o cofundador da plataforma de lives Twitch, Emmett Shear – e a Microsoft disse que contrataria Altman. As ações da Microsoft fecharam em alta após o anúncio.

    No entanto, numa situação de liderança fluida na OpenAI, rapidamente surgiram relatos de que Altman poderia regressar à empresa.

    Nadella reiterou o compromisso da Microsoft com OpenAI e Altman “independentemente da configuração”.

    “Obviamente, queremos que Sam e Greg tenham uma casa fantástica, caso não estejam na OpenAI”, disse o CEO da Microsoft.

    Quando questionado sobre a visão da Microsoft em relação a OpenAI e a possibilidade de obter um assento no conselho, Nadella disse que “está claro que algo precisa mudar em torno da governança”.

    Em uma entrevista separada no podcast “On” de Kara Swisher na segunda-feira, Nadella hesitou quando questionada se Altman poderia um dia ser considerado para o cargo de CEO da Microsoft se ele ingressar na empresa.

    “Digamos apenas que é fantástico ter muitas pessoas capazes que podem se tornar CEOs da Microsoft”, disse Nadella.

    Veja também: Inteligência artificial pode gerar “aniquilação global”, dizem especialistas

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original