Carrefour desiste de projeção de faturamento de R$ 100 bi para Atacadão em 2024
Mudanças no cenário macroeconômico do país alteraram perspectiva da empresa


O Carrefour Brasil anunciou nesta terça-feira (28) que descontinuou a previsão de que sua unidade de atacarejo Atacadão atinja vendas brutas de R$ 100 bilhões em 2024, segundo fato relevante ao mercado.
A companhia afirmou que desistiu do “guidance” diante das mudanças no cenário macroeconômico do país desde a divulgação da projeção em setembro de 2021.
A empresa, que no acumulado do ano até o final de setembro atingiu receita bruta de R$ 84,4 bilhões, projetou investimentos de R$ 2,3 bilhões e a R$ 2,6 bilhões no próximo ano, quando pretende abrir entre 10 e 12 lojas Atacadão no país e 7 a 9 lojas Sam’s Club.
O Carrefour Brasil afirmou ainda que espera converter cerca de 40 hipermercados em lojas Atacadão e Sam’s Club entre 2024 e 2026, sendo cerca de 20 das conversões ocorrendo no próximo ano.
A companhia encerrou setembro com 143 hipermercados no Brasil, ante 170 unidades no fim de 2022. Além disso, a base de pontos de venda da empresa tinha no final do terceiro trimestre 47 lojas Sam’s Club e 361 unidades do Atacadão.
O anúncio ocorreu depois que o rival do Atacadão, Assaí, divulgou na segunda-feira (27) projeção de abertura de cerca de 15 lojas no ano que vem, uma desaceleração ante as 27 previstas para 2023.
O Assaí tem expectativas de finalização de conversões de pontos Extra e pretensão de desalavancar financeiramente a empresa.