Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caixa anuncia vice-presidentes e tem maioria de mulheres na direção

    Maria Cristina Farah vai assumir a área de Negócios de Varejo, e Lucíola Vasconcelos responderá pelo setor de Agente Operador

    Novas vice-presidentes foram apresentadas nesta sexta-feira
    Novas vice-presidentes foram apresentadas nesta sexta-feira 29/10/2019REUTERS/Adriano Machado

    João Rosada CNN*

    Em Brasília

    A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta sexta-feira (26), duas novas vice-presidentes. Com isso, pela primeira vez, as mulheres serão a maioria na direção do banco. Atualmente, a Caixa conta com uma presidente e com 12 vice-presidentes, sendo seis mulheres.

    Maria Cristina Farah vai assumir a vice-presidência de Negócios de Varejo, e Lucíola Vasconcelos responderá pela vice-presidência Agente Operador. Os nomes foram aprovados pelo Conselho de Administração da empresa após elas passarem por processo seletivo público.

    A presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, afirmou que a política adotada pelo banco vai ao encontro das diretrizes do Governo Federal, sendo um passo importante para promoção da equidade de gênero.

    “O exemplo da Caixa pode servir de estímulo para que outras mulheres possam chegar à alta gestão. Precisamos de mais mulheres nos cargos de liderança”, complementou a presidente.

    Amanda Marques, diretora de marketing de uma startup, acredita que a predominância de mulheres na direção da Caixa é um indicativo de mudanças que vão além da presença feminina em cargos de liderança e que a decisão motiva outras mulheres a buscarem posições de comando nesse setor e em outros.

    “Simboliza a ruptura de um padrão estrutural de desigualdade, inaugurando uma nova ordem, onde a representatividade feminina é reconhecida e valorizada. Nós, mulheres em cargos de liderança, temos a oportunidade de criar ambientes mais inclusivos e abrir novas oportunidades para tantas outras”, complementou a diretora.

    Atualmente, a Caixa possui 86.664 empregados, sendo 55,11% homens e 44,89% mulheres — porém, dessas, somente 28,38% ocupam cargos de chefias de unidade.

    Com o objetivo de promover o diálogo sobre diversidade e inclusão, a empresa vai criar cinco Comissões Regionais de Diversidade, uma em cada região do país e com mandato de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

    Denise Nakid, sócia de uma empresa de laticínios, acha gratificante ver as mulheres tendo posições de destaque em instituições tradicionais.

    “O mundo está mudando, e é imprescindível contar com a competência, inteligência, garra e intuição feminina”, afirmou.

    Perfil das novas vice-presidentes da Caixa

    Maria Cristina Farah é formada em psicologia pela Universidade Metodista, com especialização em Gestão Pública e Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB). É empregada aposentada da Caixa, tendo trabalhado na rede do banco durante 33 anos, sendo 30 anos como gestora de unidades em São Paulo.

    Lucíola Vasconcelos é pós-graduada em Ciências Contábeis, com MBA em Gerência de Projetos. Atua na área de agente operador desde 2019, na qual foi superintendente nacional e diretora-executiva interina.

    *Sob supervisão de Brenda Silva