Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil ganha feira permanente para fomentar parcerias entre MPEs e grandes negócios

    Micro e pequenos empreendedores de todo o país podem participar das rodadas de negócios promovidas pela Mercopar

    Cadastro dos empreendedores pode ser feito de maneira virtual
    Cadastro dos empreendedores pode ser feito de maneira virtual Shutterstock / Prostock-studio

    Taísa Medeirosda CNN

    em Caxias do Sul*

    Micro e pequenas empresas (MPEs) que desejam entrar em contato com grandes negócios para oferecer soluções podem aderir à nova iniciativa lançada nesta semana pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS).

    A Mercopar Negócios tem o intuito de fomentar as rodadas de negócios nacionais e internacionais conectando demandas à soluções.

    O cadastro dos empreendedores pode ser feito de maneira virtual, por meio do site da Mercopar: https://portaldenegociosebrae.com.br/#/mercopar.

    Na aba “Negócios” é possível visualizar todos os parceiros da comunidade de empreendedores. O intuito da rede de contatos é tornar as conexões entre empresas mais simples.

    “O momento que o Brasil vive é um momento de aglutinação de forças, de construir musculatura e fazer com que o setor produtivo possa ter uma clara compreensão da extraordinária possibilidade que nós temos para a economia brasileira”, define Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.

    Lima ressalta que o país vive um momento histórico, com a neoindustrialização.

    “É o grande desafio hoje da economia brasileira. Ou seja, nós tínhamos recentemente uma indústria que respondia por 48% de PIB hoje, ela responde só por 24%. Significa que nós perdemos tempo na geração da qualificação daquilo que é a nossa riqueza. Quando você industrializa, agrega valor, cria empregos e não fica refém, como o Brasil hoje está em vários aspectos da economia global”.

    Com isso, a Mercopar, que é a maior Feira de Inovação Industrial da América Latina, se torna uma rede permanente que visa promover as conexões entre os diferentes atores do setor e recuperar parte da força da indústria na economia nacional.

    Além da Mercopar Negócios, outros quatro pilares marcam a nova etapa da feira: Mercopar Conhecimento; Mercopar Conexões; Mercopar Soluções e a já consolidada Mercopar Feira, que acontece anualmente em outubro.

    O anúncio das iniciativas foi feito na abertura da 32ª edição da Feira, que ocorre essa semana em Caxias do Sul (RS), com mais de 615 expositores.

    “Queremos consolidar o conceito de feira permanente, tornando a Mercopar uma unidade de negócios todos os dias do ano. É uma estratégia para estarmos cada vez mais próximos e em sinergia com as demandas das empresas, e mais ágeis na articulação de soluções que sejam de valor para elas, independentemente do evento em si”, resume o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.

    Veja também: Grupo Ultra adquire parcela minoritária da Hidrovias

    *A repórter viajou a convite do Sebrae Nacional