Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Black Friday começa à meia-noite desta sexta; veja como aproveitar e evitar golpes

    Expectativas do comércio para este ano são de uma alta significativa das compras em relação ao ano passado, quando o evento teve seu pior faturamento desde que chegou ao Brasil

    Segundo levantamento, interesse pela Black Friday cresceu em 2023
    Segundo levantamento, interesse pela Black Friday cresceu em 2023 Renato S. Cerqueira/Estadão Conteúdo

    Da CNN*

    A Black Friday de 2023 começou oficialmente à meia-noite dessa sexta-feira (24).

    As expectativas do comércio para este ano são de uma alta significativa das compras em relação ao ano passado, quando o evento teve seu pior faturamento desde que chegou ao Brasil.

    O evento deve movimentar neste ano cerca de R$ 15,5 bilhões, com uma despesa média de R$ 1.380 por consumidor, segundo balanço da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

    Só no e-commerce, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera que a Black Friday atinja um faturamento de R$ 7,1 bilhões, crescimento de 17% na comparação com 2022.

    Pesquisas mostram que, nos últimos dias, as pesquisas relacionadas à data mais que dobraram, registrando um aumento de 114% em comparação ao com o ano anterior.

    Eletrônicos são os itens mais buscados pelos consumidores, segundo levantamento do Google realizado 10 dias antes do evento, aparecendo nas pesquisas de 69% das pessoas — com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%).

    Use ferramentas de monitoramento e evite a compulsão

    As principais dicas para quem quer fazer compras durante a Black Friday são pesquisar, se planejar financeiramente e evitar compulsões.

    Para saber se o preço está em conta, Maurício Cascão, CEO da Mosaico, empresa dona dos sites Zoom e Buscapé, sugere que os consumidores preparem uma lista de desejos e usem ferramentas de monitoramento para acompanhar a variação do valor do produto ao longo do último ano.

    Além disso, é possível criar alertas de preços para momentos em que determinado produto da lista de compras estiver com um valor menor do que quando comparado com os 40 dias anteriores.

    O especialista em finanças da “Me Poupe!” Jefferson Silveira reforça a importância de uma pesquisa minuciosa. “Avalie cada oferta individualmente, considerando a pesquisa de preços prévia e as suas necessidades reais”, diz.

    Entre as condições que ele reforça que devem ser observadas, estão:

    • Garantias;
    • Políticas de devolução;
    • Custos de frete.

    “Às vezes o preço pode estar mais baixo na Black Friday somente porque algumas condições foram retiradas do produto ou serviço”, pontua Silveira.

    Sobre o planejamento financeiro, Silveira dá as seguintes dicas para quem quer aproveitar a Black Friday:

    • Estabeleça um orçamento: Defina um limite de gastos para evitar ultrapassar suas possibilidades financeiras. Priorize as compras de acordo com suas necessidades e o orçamento disponível.
    • Antecipe suas economias e defina uma meta: Se puder, comece a poupar antes da Black Friday. Ao estabelecer uma meta, você define claramente o que deseja aproveitar e o prazo para alcançá-lo. Isso não apenas possibilita que você aproveite as ofertas sem comprometer suas finanças, mas também aproveita o poder dos juros compostos ao investir esse dinheiro antecipadamente.
    • Use recursos de pagamento inteligente: Considere opções como cartões de crédito com cashback ou pontos, que podem oferecer benefícios adicionais nas compras durante a Black Friday. Certifique-se, no entanto, que este dinheiro esteja carimbado, desta forma você garante o pagamento integral da fatura e evita a cobrança de juros.
    • Planeje as Datas das Compras: Além dos benefícios de pontos e cashback, os cartões de crédito têm uma data de fechamento da fatura. Priorize as compras após o fechamento da fatura do mês para obter um prazo mais longo de pagamento e garantir os descontos da Black Friday. Se você encontrar uma oferta hoje e a fatura só fechar no dia seguinte, evite compras por impulso; aguarde mais um dia para ter um prazo estendido de pagamento, pois a compra será lançada na próxima fatura. No entanto, vale destacar mais uma vez, que essa estratégia só é aconselhável se você já tiver o valor total da compra disponível. Evite passar o cartão sem ter os recursos necessários e só correr atrás do dinheiro quando a fatura estiver próximo do vencimento, esse comportamento é uma armadilha financeira comum, e muitas pessoas enfrentam dificuldades financeiras por não utilizar o cartão de crédito de maneira adequada.

    Principais golpes

    A pesquisa também é importante para que o consumidor possa evitar cair em ciladas. “Leia avaliações e opiniões de outros consumidores sobre o produto desejado e a reputação da loja. Às vezes, o preço baixo pode esconder problemas de qualidade ou serviço”, sugere Silveira.

    Golpes e fraudes podem ser recorrentes nessa época. E para que o consumidor mantenha o cuidado, Diogo Sersante – especialista em prevenção a fraudes da Incognia – fez um levantamento dos principais golpes aplicados na Black Friday:

    Sersante reforça que não é indicado fornecer informações bancárias e documentos quando não há segurança de que o site ou plataforma é confiável.

    Sersante também indica que não é recomendado baixar aplicativos fora das lojas oficiais dos sistemas operacionais (App Store, Play Store, etc).

    De onde vem a Black Friday?

    A data de promoções estratégica para o varejo acontece sempre após a quarta quinta-feira do mês, após o feriado de Ação de Graças dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day.

    Mas antes de se tornar sinônimo de uma data positiva para o varejo, o termo “Black Friday” tinha um cunho pejorativo tanto no mercado quanto entre a população dos EUA.

    O termo “Black Friday” foi utilizado pela primeira vez para definir a sexta-feira, 24 de setembro de 1869, no contexto da crise do ouro nos EUA.

    A nomenclatura só seria usada no contexto do pós-Ação de Graças quase 100 anos mais tarde.

    “O termo ‘Black Friday’ surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, quando a polícia da Filadélfia começou a usá-lo para descrever o caos causado pelo grande fluxo de pessoas e carros no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças”, conta o professor de empreendedorismo no Centro Universitário Unimetrocamp e especialista em Black Friday, Alberto Guerra.

    “A partir dos anos 1980, o termo ganhou um novo significado no comércio, passando a ser usado para se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros após o feriado de Ação de Graças, tornando-se um momento dos lojistas ‘saírem do vermelho’ (prejuízo) para atingir o ‘preto’ (do inglês ‘black ink’, equivalente ao nosso ‘conta em azul’)”, explica Guerra.

    A Black Friday passou a ser praticada no Brasil nos anos 2010, ganhando força no varejo a partir de 2012.

    “Hoje é uma das ações do calendário promocional do varejo mais representativas em relação a faturamento e número de clientes”, afirma o especialista.

    *Publicado por João Nakamura; com informações de Diego Mendes e Iasmin Paiva, da CNN 

    Veja também: Veja dicas para monitorar ofertas