Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Banco culpa show da Beyoncé por inflação na Suécia

    Decisão da cantora de iniciar sua turnê mundial “Renaissance” em Estocolmo no mês passado levou a um aumento nos preços de hotéis e restaurantes na área

    Anna Coobanda CNN , Londres

    Os consumidores suecos agora culpam Beyoncé pelo aumento dos preços no país.

    O economista-chefe do Danske Bank, o maior banco da vizinha Dinamarca, disse na quarta-feira que a decisão da cantora de iniciar sua turnê mundial “Renaissance” em Estocolmo no mês passado levou a um aumento nos preços de hotéis e restaurantes na área, com dezenas de milhares de fãs indo à cidade.

    Michael Grahn estimou que a demanda extra dos fãs de Beyoncé, conhecidos coletivamente como BeyHive, foi responsável por dois terços dos aumentos de preços observados no setor de hospitalidade em maio.

    Isso, por sua vez, contribuiu para uma queda mais modesta na inflação geral do que o esperado. A inflação anual dos preços ao consumidor caiu para 9,7% em maio, ante 10,5% no mês anterior, mostram estatísticas oficiais, enquanto economistas consultados pela Reuters previam uma desaceleração mais acentuada, para 9,4%.

    “[Isso] definitivamente não é normal”, falou Grahn à CNN. “As estrelas vêm aqui o tempo todo, [mas] raramente vemos efeitos como este.”

    Grahn disse que muitos fãs viajaram para a Suécia para os dois shows esgotados no país, já que os ingressos eram relativamente mais baratos do que em outros lugares e uma moeda sueca “muito fraca” aumentou seu poder de compra.

    Alguns fãs de Beyoncé nos Estados Unidos disseram ao BuzzFeed News em fevereiro que compraram ingressos para os shows da cantora na Suécia com um grande desconto em relação aos shows nos EUA.

    O economista observou que “há um número limitado de hotéis e acomodações na área de Estocolmo”, acrescentando que os hotéis a até 50 quilômetros da capital aumentaram seus preços como resultado.

    Ainda assim, ele espera que o efeito Beyoncé seja de curta duração, com os preços dos hotéis provavelmente caindo em junho.

    Bruce Springsteen deve fazer três shows na cidade sueca de Gotemburgo no final deste mês, o que pode pressionar os preços, disse Grahn, mas isso não é tão provável. “O que vimos com Beyoncé foi um pouco especial.”

    Tópicos