Baidu diz que seu sistema de IA é tão avançado quanto a mais rápida versão do Chat-GPT
GPT-4 é 10 vezes mais rápido que a versão anterior e está disponível apenas via assinatura
A big tech chinesa Baidu está oficialmente investindo em um software de inteligência artificial (IA) para competir com o GPT-4, da Open AI.
Na terça-feira (17), a empresa revelou o ERNIE 4.0, a versão mais recente de seu chatbot de IA que comparou diretamente com a última versão do ChatGPT da OpenAI.
O novo ERNIE Bot “não é inferior em nenhum aspecto ao GPT-4”, disse o CEO da Baidu, Robin Li, durante evento da empresa.
Li mostrou como o sistema poderia gerar um comercial para um carro em minutos, resolver problemas matemáticos complicados e criar um enredo para um romance de artes marciais a partir do zero.
Além de responder a sua língua nativa, o mandarim, o ERNIE também é capaz de lidar com dúvidas e produzir respostas em inglês, mas em um nível menos avançado.
Li disse que as demonstrações mostraram como o bot foi “melhorado significativamente” em termos de compreensão de consultas, geração de respostas complexas e capacidades de memória.
Ao ter ideias para o romance, por exemplo, o ERNIE foi capaz de lembrar instruções anteriores e criar enredos sofisticados adicionando conflitos e personagens, disse o CEO.
“Sempre reclamamos que a IA não era inteligente o suficiente”, brincou.
“Mas hoje ele entende quase tudo o que você diz e, em muitos casos, entende o que você diz melhor do que seus amigos ou colegas.”
China em destaque
Charlie Dai, vice-presidente e diretor de pesquisa de tecnologia da Forrester, disse que a Baidu é “a primeiro desenvolvedora na China” a afirmar que poderia ter um desempenho tão bom quanto o GPT-4.
“Ainda precisamos de mais evidências de benchmarking para provar isso, mas estou cautelosamente otimista de que este é o ‘momento GPT-4’ da China, dado o seu investimento de longo prazo em IA [e aprendizado de máquina]”, disse ele à CNN.
Ao contrário de uma apresentação pré-gravada em março que não impressionou os investidores, dessa vez o ERNIE bot foi apresentado em tempo real.
Mesmo assim, os investidores não pareceram comovidos pela tecnologia, com as ações da Baidu registrando queda de 1,4% em Hong Kong após a apresentação.
A Baidu tem sido pioneira na China na corrida para capitalizar o entusiasmo em torno da IA generativa, a tecnologia que sustenta sistemas como o ChatGPT.
A empresa sediada em Pequim revelou o ERNIE Bot em março, antes de lançá-lo publicamente em agosto.
O bot ganhou força rapidamente, acumulando mais de 45 milhões de usuários depois de chegar ao topo das lojas de aplicativos chinesas, de acordo com a empresa.
O ChatGPT, lançado em novembro de 2022, ultrapassou 100 milhões de usuários nos primeiros dois meses de funcionamento, de acordo com relatório de março de analistas do Goldman Sachs.
A nova versão do sistema da Baidu será lançada primeiro para usuários convidados, disse Li. A empresa não especificou quando seria disponibilizado publicamente.
Concorrência nacional
A Baidu enfrenta a concorrência interna de empresas como Alibaba e SenseTime, que também exibiram suas próprias ferramentas no estilo ChatGPT.
A empresa de Robin Li afirma que seu serviço se destaca pelo conhecimento avançado de consultas chinesas, bem como pela capacidade de gerar diversos tipos de respostas, como vídeo e áudio.
Em comparação, o GPT-4 também é capaz de analisar fotos, mas atualmente só gera respostas de texto, segundo seu desenvolvedor, OpenAI. Outra limitação observada no sistema mais avançado da Open AI é preocupante. Em março, a desenvolvedora informou que o GPT-4 mentiu para completar uma tarefa.
Dai afirma que a Baidu é líder de mercado na China. Contudo, a competição neste espaço “apenas começou, e líderes de tecnologia de IA como Alibaba, Huawei, JD Cloud, SenseTime e Tencent têm chance de assumir a liderança”, observou o VP da Forrester.
Disputa com EUA
Alguns críticos dizem que as novas ofertas das empresas chinesas irão acirrar à rivalidade entre os Estados Unidos e a China em tecnologias emergentes.
Li tentou afastar essa comparação, dizendo anteriormente que a plataforma da empresa “não é uma ferramenta para o confronto entre a China e os Estados Unidos”.
Mas o Baidu já havia elogiado como o ERNIE pode superar o ChatGPT em alguns casos, dizendo que seu bot obteve notas mais altas do que o OpenAI em alguns exames acadêmicos.
A empresa chinesa também anunciou na terça-feira que atualizou o seu conjunto de serviços para integrar as atualizações mais recentes do ERNIE.
O popular mecanismo de busca do Baidu agora é capaz de usar a ferramenta para produzir resultados mais específicos, enquanto seu aplicativo de mapeamento móvel pode ajudar os usuários a reservar serviços, como táxis, segundo o CEO.
Ao fazer isso, “o Baidu é também o primeiro líder tecnológico chinês que fez progressos substanciais na modernização da maioria dos seus produtos” com um modelo de IA, disse Dai.