Violando regras, motorista dorme em Tesla com piloto automático e publica vídeo
No fim do vídeo, o garoto ainda explica como burlou as regras de segurança


Apesar dos recorrentes alertas feitos pela Tesla sobre a função “Autopilot” de seus carros, um influenciador digital postou imagens do momento em que dormia dentro de um veículo com a função ativa.
Gravado pela mãe, o vídeo foi publicado em uma versão compacta no TikTok e no Instagram, onde o usuário tem milhares de seguidores, e, depois, no Youtube, em uma versão estendida com 3 minutos de duração.
O vídeo se inicia dentro de casa, quando o jovem e sua mãe vão em direção ao automóvel estacionado na rua. Em um primeiro momento, o jovem senta no banco do motorista, como se fosse dirigir.
Posteriormente, as imagens mostram que ele reclina o banco e começa a dormir, já com o carro em movimento, em uma ação irresponsável, proibida por lei e não recomendada pela Tesla, fabricante do Model 3.
Nas imagens, é possível constatar o descumprimento das regras básicas de direção, como a falta do cinto de segurança. Em outro momento, o jovem chega a passar para o banco traseiro do veículo e deixa o banco principal sem ninguém, a uma velocidade de 80km/h.
No fim do vídeo, o garoto ainda explica como burlou as regras de segurança. Ele diz que sempre manteve o cinto afivelado e acoplou um peso no volante para que a máquina entendesse que era a sua mão.

De acordo com a Tesla, embora a função esteja disponível, como em qualquer outro carro, o piloto automático e a direção totalmente autônoma devem ser usados com um motorista atento, que tem as mãos no volante e está preparado para assumir a condução a qualquer momento.
Autopilot não é totalmente confiável
Em outubro passado, a Tesla liberou uma versão beta do software do carro autônomo para alguns motoristas e entusiastas da marca. Desde então, alguns desses escolhidos têm publicado imagens nas redes sociais mostrando como é o processo de direção com a ferramenta.
No entanto, conforme veiculou a CNN americana, em muitos casos os avaliadores passaram por momentos de apuros. Vídeos que circulam pela internet mostram modelos autônomos avançando sobre o canteiro central da pista ou até ultrapassando o semáforo vermelho.