Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vale fecha novo acordo de exclusividade para negociar venda de Nova Caledônia

    As negociações incluem questões pendentes que visam apoiar a continuidade das operações da VNC e a transição da empresa para uma nova estrutura proprietária

    Fachada de edifício da mineradora estatal Vale (20.ago.2014)
    Fachada de edifício da mineradora estatal Vale (20.ago.2014) Foto: Pilar Olivares/Reuters

    Da Reuters

    A mineradora Vale (VALE3) informou que sua subsidiária Vale Canada Limited fechou um novo acordo de exclusividade de 30 dias para negociar a venda de sua participação na empresa Vale Nova Caledônia (VNC) para um consórcio.

    Estas conversas, que seguem-se a uma tentativa anterior frustrada de venda do ativo, são com um grupo liderado pela atual administração e empregados da própria VNC, que é apoiado pelos governos da Nova Caledônia e da França e ainda tem a Trafigura como acionista minoritário, disse a Vale em comunicado na noite de quarta-feira (4).

    Leia também:
    Trump x Biden: por que as ações de tecnologia sobem com a indecisão nas urnas?
    Mesmo com judicialização da eleição, parte do mercado avança forte nos EUA

    Nessa linha, a empresa acrescentou que as negociações incluem questões pendentes que visam apoiar a continuidade das operações da VNC e a transição da empresa para uma nova estrutura proprietária.

    VNC tem operações de níquel e cobalto na ilha de Nova Caledônia, no Pacífico. A Vale vem tentando negociar o ativo e chegou a anunciar em maio um acordo de exclusividade com a australiana New Century Resources (NCZ), mas depois informou em setembro que não houve entendimento final.

    No comunicado desta quarta-feira sobre as conversas para venda da VNC, a Vale disse que “reafirma seu compromisso seus acionistas de transformar o negócio de Metais Básicos, simplificando suas operações e permitindo o foco nos ativos core”.

    A mineradora não citou valores envolvidos nas conversas pela unidade de Nova Caledônia ou impactos esperados com o eventual fechamento da operação.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos

    Tópicos