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    Navio enorme está bloqueando uma via comercial vital. E pode custar caro

    Acabar com o dramático engarrafamento, que impediu a passagem de dezenas de navios, não será fácil

    Julia Horowitz, CNN Business*

    Os rebocadores estão trabalhando para libertar um grande navio de contêineres preso no Canal de Suez, no Egito, interrompendo o tráfego em uma das vias navegáveis mais movimentadas e importantes do mundo.

    O que está acontecendo: o trabalho continua para limpar a areia e a lama do Ever Given, um navio de 224.000 toneladas que encalhou após ventos de 40 nós e uma tempestade de areia que causou baixa visibilidade e navegação ruim.

    Acabar com o dramático engarrafamento, que impediu a passagem de dezenas de navios, não será fácil. O esforço pode levar de “dias a semanas”, de acordo com o CEO da Boskalis, cuja empresa irmã SMIT Salvage está agora trabalhando para desalojar o navio.

    Quadro geral: cerca de 10% do comércio global passa pelo Canal de Suez, de acordo com a Allianz, uma importante seguradora de remessas. Lloyd’s List, um jornal da indústria naval, disse que quase 19.000 navios transitaram pela artéria no ano passado.

    O incidente ocorre em um momento extremamente difícil para as cadeias de suprimentos globais. A pandemia atingiu o transporte global, deixando contêineres vazios encalhados nos lugares errados. Enquanto isso, as montadoras estão lutando para lidar com a escassez global de chips que forçou o fechamento de fábricas em vários países.

    A Allianz disse que os navios “enfrentam desvios caros e demorados se o canal não for aberto em breve”. Desviar os navios através do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, acrescentaria cerca de duas semanas às suas viagens.

    A companhia marítima dinamarquesa Maersk disse que sete de seus navios foram afetados. Quatro já estão no sistema de canais e outros três aguardam para entrar.

    “O incidente continua a criar longos congestionamentos na hidrovia, impedindo a passagem dos navios e causando atrasos”, disse o órgão em um comunicado.

    O episódio também injetou volatilidade nos mercados de petróleo, que têm estado sob pressão recentemente, à medida que os investidores avaliam a oferta e a demanda rumo à próxima fase da pandemia.

    Os futuros do petróleo Brent, referência global para os preços do petróleo, subiram quase 6% na quarta-feira, enquanto os comerciantes corriam para avaliar as ramificações do bloqueio. Os preços caíram novamente na quinta-feira, e na última vez caíram 1,4%, para US $ 63,55 por barril.

    Em uma nota aos clientes, o Commerzbank — citando a empresa de análise Vortexa — disse que 10 petroleiros com 13 milhões de barris de petróleo a bordo estão atualmente presos no canal de Suez.

    “Isso equivale aproximadamente à quantidade de petróleo produzida em um dia pela Arábia Saudita e pelo Iraque, os dois maiores produtores da Opep”, disse o banco alemão.

    O tempo é essencial à medida que o congestionamento se arrasta, com o acúmulo prestes a piorar a cada dia. Mas, por enquanto, os negociantes de petróleo estão tentando o seu melhor para superar a ruptura.

    “É provável que a situação volte ao normal no início da próxima semana, assim que o porta-contêineres for liberado, mudando o foco de volta para os riscos de demanda”, disse o Commerzbank.

    (Texto traduzido. Clique aqui para ler a versão original em inglês)
     

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