Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Top Gun: Maverick’ decola em grande estreia nas bilheterias

    Filme registrou a maior bilheteria na estreia de um filme durante a carreira de Tom Cruise

    Tom Cruise e Jennifer Connely em "Top Gun: Maverick"
    Tom Cruise e Jennifer Connely em "Top Gun: Maverick" Divulgação

    Frank Pallottada CNN

    Em Nova York

    Top Gun: Maverick” sentiu a necessidade de velocidade nas bilheterias neste final de semana.

    A sequência do sucesso de 1986, que traz Tom Cruise repetindo seu papel mais icônico, Pete “Maverick” Mitchell, fez cerca de US$ 124 milhões (cerca de R$ 584 milhões) nos Estados Unidos durante os três dias do final de semana de lançamento, de acordo com a Paramount.

    A cifra não somente supera as expectativas prévias, que projetavam “Maverick” fazendo cerca de US$ 80 milhões (aproximadamente R$ 376 milhões), mas tornou-se o maior final de semana de estreia de Tom Cruise em seus mais de 40 anos de carreira. É a primeira estreia de mais de US$ 100 milhões e a terceira maior estreia do ano.

    A Paramount afirmou que projeta que “Maverick” arrecade US$ 151 milhões durante os quatro dias do feriado do Dia do Memorial – data que homenageia militares veteranos norte-americanos – nas bilheterias domésticas. Se a sequência, que mostra Maverick lecionando para um novo grupo de pilotos Top Gun, alcance a marca, será uma das maiores estreias em um feriado do Dia do Memorial.

    Globalmente, o filme arrecadou US$ 248 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhões), segundo a Paramount, entre os quais 55% do público dos EUA era composto por pessoas com mais de 35 anos de idade.

    “Maverick” teve muito entusiasmo durante a chegada deste final de semana, recebendo resenhas com 97% de aprovação no Rotten Tomatoes.

    Então o grande final de semana é uma vitória para Cruise, para Paramount, e principalmente para os cinemas.

    “Maverick” deveria ter chegado às salas em 2020, mas foi atrasado diversas vezes por conta da pandemia da Covid-19. Outros filmes foram lançados no streaming, mas “Maverick” esperou para que o público pudesse aproveitá-lo na telona – uma estratégia na qual Cruise insistiu.

    A estratégia foi eficiente, e demonstrou que a experiência nos cinemas ainda importa para uma parcela significativa dos consumidores.

    Tom Cruise em Top Gun: Maverick
    34 anos depois do original, Tom Cruise volta a interpretar Pete ‘Maverick’ Mitchell, na sequência de Top Gun / Foto: Scott Garfield/ 2018 Paramount Pictures

    “A performance astronômica de ‘Top Gun: Maverick’ marca um ponto de virada importante”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia na Comscore à CNN Business. “É um final de semana muito importante tanto para a indústria, quanto para Cruise, que demonstrou seu potencial de estrela inegável e status em uma era em que esse tipo de distinção é cada vez mais rara.”

    Outra boa notícia para “Maverick” é que pode permanecer nas bilheterias por várias semanas. O filme conquistou um perfeito “A+” no CinemaScore e tem relativamente pouca concorrência até a estreia de “Jurassic World: Domínio“, em duas semanas.

    “Top Gun: Maverick” tem a pista limpa”, acrescentou Dergarabedian. “Até o momento em que “Jurassic” chegue aos cinemas, [“Maverick”] vai já provavelmente ter gerado números de blockbuster. Ele deve aproveitar uma recompensa sólida nas salas de cinema pelo resto do verão.”

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original