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    Tesla quer produzir 20 milhões de carros por ano no longo prazo, diz Musk

    Para o curto prazo, Musk também está confiante: ele projeta um crescimento de até 40% da empresa neste ano, chegando a mais de 500 mil carros vendidos em 2020

    André Jankavski e Leonardo Guimarães, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    O presidente da Tesla, Elon Musk, está otimista. Durante o “Dia da Bateria”, em que anunciou que cortará os custos da produção de baterias pela metade em um ano, o executivo (e excêntrico) também afirmou que espera que, no longo prazo, produzir 20 milhões de carros por ano. E o passo para isso foi dado hoje.

    De acordo com o excêntrico empresário, com essas mudanças, a Tesla conseguirá chegar a um veículo com valor de loja de US$ 25 mil nos próximos três anos. Por enquanto, a economia ficará restrita às baterias, que terão economia de custo de até 56%.

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    Elon Musk
     
    Foto: Aly Song/Reuters

    Para o curto prazo, Musk também está confiante. Ele projeta um crescimento de até 40% da empresa neste ano. Isso significa que a empresa deve entregar algo entre 477 mil e 514 mil carros, já que os resultados de 2019 foram de 367,5 mil veículos vendidos.

    “Em 2019, nós tivemos 50% de crescimento e eu acredito que vamos fazer um bom ano de 2020, provavelmente algo entre 30% a 40% de crescimento”, disse ele.

    “Existe um monte de dificuldades de produção (por causa da pandemia), mas graças ao trabalho duro do time da Tesla e várias inovações, nós estamos aptos a ver um grande crescimento no, provavelmente, ano de maior dificuldade da Tesla.”

    Baterias

    O CEO da Tesla disse que a empresa vai cortar pela metade os custos de produção das baterias para os veículos elétricos que produz. Além disso, elas terão carregamentos mais rápidos e maior capacidade de armazenamento de energia. Isso ajudará a empresa a diminuir (e muito) os valores dos automóveis e acelerará a produção.

    Isso fará com que a Tesla, segundo Musk, consiga produzir até sete vezes mais baterias em um mesmo espaço físico. Segundo o cálculo divulgado pela agência Reuters, os carros têm potencial de ter um desconto de até US$ 2 mil com essa medida.

    O Dia da Bateria foi um pouco diferente dos eventos tradicionais. Os auditórios deram lugar a um estacionamento e os investidores acompanharam de seus carros a fala de Elon Musk. Musk reclamou no passado que os veículos da Tesla não eram acessíveis o suficiente e reafirmou isto no evento de hoje.

    O Model 3, veículo de menor alcance da Tesla, com autonomia de 400 quilômetros, custa atualmente US$ 37.990 nos Estados Unidos. Musk disse em julho que aumentar a produção de células de bateria a um preço acessível era a maior limitação ao crescimento da Tesla.

    Ações da Tesla

    Os papéis da Tesla negociados na bolsa de Nova York possuem uma das maiores valorizações do ano. De janeiro para cá, as ações da companhia tiveram uma alta de 407%. Porém, desde setembro, assim como boa parte das empresas listadas na Nasdaq, bolsa focada em empresas de tecnologia, a Tesla sofre.

    De setembro para cá, a empresa tem uma queda acumulada de 10,7%. No pregão desta terça-feira (22), cercado de expectativa, as ações caíram 5,6% . No after market, que é o momento em que as ações são negociadas fora do horário de funcionamento da bolsa, houve uma queda de 2,4%.

    Novo modelo

    A Tesla ainda anunciou o lançamento do Plaid Model S, que será, na prática, um carro de corrida disponível para qualquer pessoa habilitada – que possa pagar por isso, claro. 

    O novo modelo vai de zero a 100 Km/h em menos de dois segundos e tem uma velocidade máxima próxima a de um Fórmula 1, alcançando 321 km/h. É importante lembrar que este é um veículo movido a energia elétrica. 

    O Plaid Model S terá incríveis 1.100 cavalos de potência. Para efeito de comparação: o Camaro, esportivo de luxo da Chevrolet, tem 461 cavalos; uma Ferrari 488 tem 720; e uma Lamborghini Aventador tem até 770 cavalos de potência. 

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