Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sistema do Tesouro Nacional sofre ataque hacker

    Segundo o Ministério da Economia, a rede interna da secretaria do órgão foi alvo de um ataque de ransomware; a Polícia Federal foi acionada

    Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

    O sistema interno da secretaria do Tesouro Nacional sofreu um ataque hacker na noite desta sexta-feira (13). Segundo nota do Ministério da Economia, o ataque de ransomware foi identificado e medidas de contenção foram imediatamente aplicadas ao sistema. 

    A Polícia Federal (PF) também foi acionada pela pasta. Os efeitos do ataque ainda estão sendo avaliados pelos especialistas da secretaria do Tesouro Nacional e da secretaria de Governo Digital. 

    Em avaliação inicial, segundo a nota, a ação dos hackers não gerou danos aos sistemas. 

    “Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas.
    Novas informações sobre o assunto serão divulgadas tempestivamente e com a devida transparência”, completa a nota do Ministério da Economia, emitida neste sábado (14).

    Nesta segunda-feira (16), a Secretaria do Tesouro Nacional e a B3, responsável pela operação do Tesouro Direto, também comunicam que o ataque de ransomware contra a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional “não afetou de forma alguma a plataforma do Tesouro Direto. As compras e vendas continuam podendo ser realizadas normalmente.”

    Ministério da Economia
    Prédio do Ministério da Economia, em Brasília
    Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil