Santander compra Solution4Fleet, empresa de soluções para assinatura de carros
Em parceria com Webmotors, banco também adquire Car10, marketplace de serviços para veículos, como oficinas
Com a transformação do mercado automotivo, o banco Santander e a plataforma Webmotors anunciaram, nesta quarta-feira (14), a compra das empresas Solution4Fleet, de soluções voltadas para assinatura de carros, e da Car10, marketplace de serviços para veículos, como oficinas. Os valores não foram divulgados; e as aquisições da ainda precisam da autorização do Banco Central.
Caso sejam aprovadas, os novos negócios serão integrados, respectivamente, às plataformas da Santander Financiamentos e da Webmotors, que pertence ao banco.
O banco assumirá 80% da Solution4Fleet, especializada na estruturação de negócios de locação e de assinatura de veículos — modalidade de aluguel de longo prazo para pessoa física. As soluções oferecidas pela empresa incluem sistema de gestão de frota, manutenção assistida, assistência 24 horas e conserto, gestão de multas, entre outros serviços.
As aquisições reforçam a atuação do Santander no setor automotivo. “Acreditamos que o pagamento por uso é uma tendência que vai crescer; não vai substituir o status quo do financiamento, mas está cada vez mais aceito, tanto que temos casos como Airbnb. Por isso, a gente está olhando essa tendência e investindo nela”, afirma André Novaes, diretor da Santander Financiamentos.
Já a Car10, que vendeu 66,7% de seu capital para o banco, atua como um marketplace que reúne mais de 8 mil oficinas e serviços automotivos, como funilaria, higienização, assistência emergencial, entre outros. Os proprietários de veículos podem obter indicações conforme a necessidade e também enviar fotos de seus carros para realizar cotações online, fazer agendamentos, buscar peças e acessórios e receber ofertas de serviços.
“Não queremos ser operador só de financiamento, queremos trabalhar em todo o ecossistema”, acrescenta Novaes. Segundo o banco, o Santander é líder no financiamento de veículos no Brasil, com aproximadamente 25% deste mercado, e atua em outros segmentos de mercado por meio de suas empresas coligadas.