Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Que tipo de informação o acionista deve acompanhar das empresas em que investe?

    CNN Brasil Business

    Com tantos influenciadores digitais dizendo quais ações os investidores deveriam comprar (ou vender), fica difícil saber como montar uma carteira de investimentos. Essas opiniões podem ser levadas em conta, é claro, mas a fonte primária de informação tem sempre que ser a própria empresa, segundo Lucas Stella, responsável pela análise de renda variável da Santander Asset Management.

    “É bom lembrar que, quando compramos ações, nos tornamos sócios das empresas. A divulgação de resultados trimestrais é uma oportunidade para acompanhar a saúde financeira delas”, diz o especialista ao podcast “O que eu faço?“.

    Leia também:
    Qualicorp e Ambev: 10 ações recomendadas por corretoras para investir em outubro
    Natura cai 5% com decisão de emitir mais ações. O mercado não gostou?

    Stella afirma que quanto mais tempo o investidor conseguir se dedicar a acompanhar informações sobre a empresa (e seus concorrentes), melhor. Isso inclui os resultados trimestrais, entrevistas de executivos, postagens da companhia nas redes sociais e relatórios de analistas.

    “Uma dica é se cadastrar no mailing da área de relações com investidores, pois o investidor ficará a par de todas as comunicações da empresa.”

    Ouça também: 
    Ouça todos os episódios do podcast ‘O que eu faço?’

    O especialista diz ainda que é importante ver todo o resultado financeiro como um filme, não como uma foto. Está melhor ou pior do que o do trimestre anterior? Trata-se de algo pontual ou uma mudança de curso da companhia?

    “É imprescindível ver a evolução do faturamento, lucro, geração de caixa e endividamento, além de acompanhar o que está acontecendo no mercado, qual é a estratégia da companhia, o que ela está fazendo para se manter competitiva”, complementa.

    Quer mais dicas? Ouça o novo episódio do podcast “O que eu faço?”, apresentado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business, e pela apresentadora Luciana Barreto, com Lucas Stella, da gestora do Santander.

    Clique aqui para acessar a página do CNN Business no Facebook

    Tópicos